Mais do que nunca, estamos todos querendo e
precisando vender mais e melhor. Todavia, muitos não estão sabendo como ou não
estão sendo capazes de colocar em prática o que sabem.
Vender
é o que sustenta todo o negócio e por isso precisa da maior atenção de todos os
que pensam e vivem a partir dele. O que mais tem chamado atenção tanto de
consumidores como de investidores atualmente são exatamente os pequenos
negócios, que são a maioria dos empreendimentos. Ninguém mais precisa esperar o
negócio ser maior do que é para fazer um esforço em criar uma referência
positiva. Também é melhor não esperar pelas notícias positivas pelo rádio,
jornal, televisão, internet. Para gerar os resultados que precisamos e
desejamos, as decisões mais importantes e as ações mais efetivas, são para
agora e só nós mesmos podemos tomá-las. Embora os governos, os políticos e o
judiciário são os protagonistas do noticiário, não estão tomando as decisões da
sua vida, nem dos seus negócios.
Há
muitos consumidores atrás de descontos, e é verdade que há muitas empresas
entrando “na onda”, mas melhor do que descontos e liquidações, é promover a agregação
de valor oferecendo serviços e novidades. Lembre-se que é sempre importante
fazer algumas pesquisas antes de ofertar os novos serviços agregados, novos
produtos e as novidades.
Uma questão da maior importância
é que a hora de fazer mais propaganda é agora, quando você quer e precisa
vender mais e melhor e quando os seus concorrentes menos preparados se
encolheram e entraram em dificuldades. Quando você estiver ocupando a maior
parte da capacidade produtiva, vendendo muito bem, muito provavelmente não seja
tão importante anunciar, quanto nos momentos de maior dificuldade. Muitas pessoas
perderam parte do poder de compra, mas ainda possuem muitas necessidades,
desejos e interesses. O que ocorre em períodos como estes é que as pessoas
estão mais seletivas, avaliando bem mais se agora é o melhor momento e se
realmente vale a pena aquele desembolso. Para vender mais e melhor é preciso
mostrar porque agora é o melhor momento para a decisão e o quanto será
vantajoso realizar o negócio que você propõe. A diversidade de mídias
disponíveis para cada um dos diferentes públicos é cada vez maior e é preciso
aproveitar da melhor maneira o momento e as condições para promover os negócios.
Junte sua equipe e pensem nos
clientes que desejam conquistar, identificando o que eles mais gostam, suas
preferências, estilos, perfis, e avaliem que as pessoas são atraídas e estão dispostas
a pagar por algo que gostam muito e lhes dá satisfação. É muito comum ouvir
vendedores e até empresários culparem o mercado, a concorrência, o governo, a
crise, os impostos, o clima, o noticiário, e tantos outros, como resposta a
simples pergunta “Porque não está vendendo mais?”. Proponho algo diferente,
como rever alguns pontos que já discutimos neste espaço, como a vitrine, o
estado da fachada, a atratividade do seu ponto de vendas, a iluminação, o
aconchego do ambiente, os aromas, a sonorização, a temperatura, a limpeza, a
apresentação, dentre outros.
Vende bem quem entende que o
cliente é o protagonista da venda. Ele nunca será fiel, se não formos fiéis e
leais a ele. Para quem acha que faz “tudo” pelo cliente, procure refletir se o
“tudo” é o seu melhor e mais, se a concorrência não faz melhor, especialmente
aquilo que o cliente realmente valoriza. Reflita se não é o caso de ter
produtos, serviços e formas de atender e vender que você e sua equipe
consideram melhores, mas que não é exatamente o que o CLIENTE que você quer,
considera melhor.
As
empresas que vendem mais e melhor, são aquelas que entendem antes de atender,
os clientes que elas desejam. As pessoas compram mais, quando recebem mais,
portanto, ofereça algo a mais e terá clientes fiéis, fãs e amigos.
Esperando ter ajudado a refletir
como vender mais e melhor, deixo um abraço a todos e até a próxima!
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