Em tempos de preocupação com a manutenção de empregos
é importante se perguntar quanto tempo faz que você aprendeu uma nova
habilidade, ou superou uma dificuldade na carreira profissional, por iniciativa
própria.
Gente do bem e dedicada podem
ter suas carreiras prejudicadas por erros honestos que até nem percebem, mas
que as levam a consequências graves, de maneiras sutis. Uma pesquisa recente
feita pela VitalSmarts descobriu que 83% das pessoas já viram alguém cometer um
erro que teve resultados catastróficos para sua carreira, reputação ou negócio,
e 69% admitiram que eles mesmos já fizeram algo que prejudicou suas carreiras: 31%
disseram que lhes custou uma promoção, um aumento ou até um emprego; 27%
disseram que prejudicou um relacionamento de trabalho e 11% disseram que
destruiu sua reputação.
A
ideia da pesquisa é mostrar como o próprio profissional pode ser prejudicial
para sua carreira, se não souber como cuidar dos detalhes. O Dr. Travis Bradberry, nos livros
Inteligência emocional 2.0 e O Código da Personalidade evidencia as
dificuldades que destroem carreiras, como os erros honestos: prometer muito e
entregar pouco, o medo de mudar, o ego inflado, a perda da visão
do panorama geral, negatividade, baixa inteligência emocional, bajulação dos chefes,
jogos políticos e junção de pequenos erros. A boa notícia é de que o mesmo autor identifica que se o
profissional estiver consciente das suas dificuldades, quaisquer delas podem
ser controladas antes de criar mais dificuldades na carreira.
Quem
promete muito e entrega pouco precisa aprender a controlar este ímpeto, que
provavelmente seja desnecessário. Quando se promete, ou mesmo se insinua que
vai fazer algo, as pessoas vão ficar esperando e se não ocorrer no tempo ou no
volume prometido, haverá frustração. Neste caso, é preciso ser mais realista na
hora de prometer metas, prazos, resultados, mencionado apenas o que com certeza
entregar. Se puder entregar mais no final, vai surpreender positivamente a
todos.
A
carreira profissional precisa ser aprimorada continuadamente para obter
melhores resultados. A mudança é inevitável, então, melhor do que de vez em
quando fazer uma grande mudança, é ter um crescimento e desenvolvimento
contínuo na vida e carreira. Quem se prende muito no que está bem e no que
sempre deu certo, tendo medo de arriscar, mudar, pode ser atropelado por aquilo
que nem estava considerando. As pesquisas de Bradberry mostram que 91% dos profissionais de mais sucesso
são aqueles que conseguem se adaptar melhor as mudanças do local de trabalho e
do setor de atividade.
Sucesso é ótimo, muita gente
busca e realmente impulsiona a carreira, fazendo o profissional se sentir
melhor. Todavia, é lei do mercado e da vida, que o sucesso pode levar a
arrogância e a arrogância pode conduzir ao fracasso. Um ótimo profissional
precisa aprender a controlar o seu ego para evitar que o sucesso vire fracasso.
Os profissionais que trabalham
muito naquilo que está a sua frente podem perder a visão do panorama geral. Os profissionais mais bem preparados aprendem
a equilibrar as prioridades diárias com metas bem planejadas. Não é perder o
foco, nem deixar de lado o que é urgente, mas equilibrar a atenção com o que é
urgente e o que é importante e o ambiente interno, com o externo do seu
trabalho e setor de atividade.
Um profissional é contratado
para deixar a vida do líder e dos colegas mais fácil e a organização melhor e
mais próspera. Quem não está fazendo isso e ainda espalha negatividade, está complicando
a vida para todos. Muitas pessoas cometem o erro de pensar
que elas prejudicarão suas carreiras apenas ao cometerem um grande erro, mas a
realidade é que geralmente não é algo tão dramático. As pequenas coisas podem
ser fatais no longo prazo e por isso é fundamental equilibrar a construção e a
condução da carreira evitando erros e mantendo-se em qualificação continuada.
Um abraço e até a
próxima!
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