Embora
muitos empresários já entenderam que a aparência da sede da empresa é
fundamental para o aumento da confiança nos produtos, sejam eles bens ou
serviços e na imagem mental que os clientes tem do negócio, ao circular pelas
nossas cidades é visível que muitos outros ignoram o fato da fachada ser o
grande outdoor de qualquer empresa.
Como
é que alguém pode cuidar tão mal daquilo que o sustenta e a sua família? ... É
a pergunta que me faço toda a vez que me deparo com uma empresa cujo pátio e a
frente acumula lixo, sucata e sujeira, e/ou cuja fachada está desgastada com a
pintura vencida, desbotada, pichada, descascando, revestimento soltando,
iluminação queimada, fraca ou desligada, e/ou ainda, vitrine mal organizada,
escura, ou com muito reflexo externo. Quando as empresas cuidam tão mal do que
é deles e do que deveria atrair clientes que garantissem a sobrevivência do
negócio que é deles, a desconfiança sobre a forma como vão cuidar do que é dos
clientes, é inevitável, causando afastamento e baixa do valor percebido pelo
que oferecem.
A
força do conjunto do que se vê da empresa é que garante uma boa lembrança, cria
imagem da marca e gera conceito na mente das pessoas que se deseja atrair e
influenciar. Os aspectos
externos da apresentação da empresa, seja ela de qualquer ramo de atividade,
por terem um forte impacto na imagem devem ser planejados cuidadosamente e
serem conservados com cuidado de detalhamento para garantir a atração do
consumidor e a satisfação de quem trabalha e compra deste lugar.
Mesmo que os bens ou serviços
sejam bons e que tenham a confiança de parte dos clientes, é normal que muitos
deles se constranjam ao serem vistos, ou até se constranjam ao terem que responder
que são clientes de serviços ou adquiriram determinados bens da empresa X que
possui uma aparência e imagem mental fragilizada. Antes mesmo de conhecerem
você, sua equipe e bens e serviços ofertados, a visibilidade, o tamanho, o estilo
arquitetônico, as cores, a conservação da pintura, das aberturas e dos materiais
de acabamento, assim como a comunicação visual externa, as vitrines, projetam
uma imagem e criam conceitos na mente das pessoas sejam clientes, formadores de
opinião ou futuros clientes alvo. Quando bem planejadas e cuidadas, a
fachada e a vitrine podem representar as mais importantes mídias de uma
empresa.
Além dos aspectos de
conservação, o que se vê da sua empresa constrói conceitos desejáveis ou não,
que vão desde o sofisticado ou popular, conservador ou jovem, artigos de
especialidades ou populares, a uma empresa alegre, inovadora e de sucesso ou triste,
decadente que oferta produtos de baixa qualidade e ultrapassados. Pesquisas
nesta área indicam que as empresas de varejo e de serviços ao consumidor devem
alterar a fachada e a apresentação a cada 3 anos, buscando a atenção de quem
passa pelas imediações, garantindo a satisfação e o orgulho de quem prestigia o
lugar.
Independente
do setor ou ramo de atividade não se pode minimizar a importância da
apresentação visual começando pela área externa e adentrando ao
estabelecimento, com a organização das prateleiras, limpeza, aromas, iluminação
e luminárias, decoração, manutenção dos pisos, da pintura, infiltrações,
passando pela exposição, identificação e precificação dos produtos. Quando os
clientes novos passam a ser menos frequentes, os clientes antigos vão se
afastando aos poucos e as dificuldades começam a ser vistas no caixa, é preciso
avaliar se não é o caso de sair do comodismo e promover uma grande limpeza,
organização, identificação, seguidas de melhorias na fachada, vitrine,
expositores, iluminação e pintura.
Com
o mercado mais restrito, a concorrência fica cada vez mais acirrada e por isso,
a apresentação tanto externa quanto interna bem desenvolvida pode significar
uma substancial vantagem competitiva, pois são elementos que determinam não
apenas a capacidade de atrair novos clientes, mas também são fatores relevantes
para reter os consumidores atuais, valorizar a marca e as pessoas que lá
trabalham.
Mãos
à obra e vamos em frente, com um abraço e até a próxima!
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