Já refletimos neste espaço que nos períodos em que o ritmo dos negócios
fica reduzido, é tempo de planejar, projetar e prospectar novos negócios, novos
produtos, novos mercados, enfim, dedicar-se mais a inovação. Tenho falado (e
escrito) também que é preciso um bom planejamento e bons projetos para
transformar sonhos em realização pessoal e profissional, e não em pesadelos.
Com frequência vemos pessoas com ideias para novos produtos e novos
negócios que estão sendo pensado há tempos, mas que precisam de uma melhor
reflexão o que somente é possível, com o planejamento e projeções geradas por um
bom plano de negócios. Para evitar que o sonho do negócio vire pesadelo, tenho
proposto a definição do problema, do público, da visão, da estratégia, dos
objetivos e do monitoramento.
Acredito que a primeira reflexão sobre uma ideia destas é definir se o
melhor é um novo produto, ou um novo negócio. Qual o potencial de desdobramento
deste produto ou deste negócio, em amplitude e profundidade e ainda, qual o
potencial de agregação para o negócio maior no qual ele será inserido?
Com um pouco mais de clareza sobre o potencial do produto ou do negócio,
é preciso definir bem qual o problema que o produto ou o negócio resolve. Qual
a necessidade de empresas ou o desejo das pessoas que o novo produto ou novo
negócio se proporá atender?
Definido qual o problema que o
produto/negócio irá resolver, é preciso pensar no público alvo. Público alvo é
um grupo restrito dentro da população toda, para quem o produto ou negócio será
mais atrativo e que terá potencial para adquiri-lo. Quem pagaria pelo que o
produto ou negócio oferece? Para quem vamos trabalhar? Quem são, quantos são,
onde estão, quais são os principais hábitos em comum do público alvo?
Resolvido o público alvo que o novo produto ou negócio pretende atingir,
é preciso definir a visão de futuro, ou seja, onde queremos chegar. Porque
estamos desenvolvendo este produto? Porque estamos desenvolvendo este negócio?
Como queremos ver este produto daqui a 10 anos? Onde queremos que este negócio
esteja daqui a 10 anos?
Tendo claro aonde se quer chegar com o produto/negócio, é preciso
escolher a melhor estratégia, ou seja, qual o melhor caminho para chegar lá.
Qual das opções existentes é a mais adequada para transformar esta ideia
naquele resultado que se quer? Com a estratégia definida, é imprescindível
definir os objetivos do que se quer realizar. Os objetivos poderiam ser
comparáveis aos quesitos, às etapas para que a visão de futuro seja alcançada.
O que se quer realizar ao longo da caminhada para o alcance da visão de futuro
neste produto ou neste negócio pretendido.
Um objetivo terá mais condições de ser alcançado com a definição dos indicadores
e das metas de cada um deles. É preciso ter claro de que o que não é medido,
não é gerido. Desta forma, para saber em cada etapa quais resultados já foram
atingidos, quanto falta para alcançar o que se pretende, saber se é preciso
mais ou menos investimento, mais ou menos esforço, é fundamental ter definido
como serão monitorados os resultados que darão suporte para a tomada de
decisões.
Definir o problema que o seu
sonho vai resolver, para quem ele será uma solução, quem pagará pelo que será
oferecido, aonde se quer chegar a longo prazo, como você fará para chegar lá,
quais as etapas do caminho e como serão monitorados os resultados, é a fórmula
para transformar sonhos em resultados de médio prazo, evitando os pesadelos futuros.
Desejando que alguns dos seus
muitos sonhos possam ser concretizados mais rapidamente, deixo um abraço e até
a próxima!
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