quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Mais tempo no seu dia

Inicio compartilhando com os amigos leitores nesta semana, uma frase que gosto muito: “Coragem é a escada por onde todas as outras virtudes sobem.” (Claire Booth Luce)

 

A falta de tempo parece incomodar pessoas independente de faixa etária, renda, profissão, região, credo ou formação. Também tenho dificuldades com o tempo, mas desde que comecei a qualificar a gestão do meu tempo, as dificuldades estão diminuindo bastante. O tempo igual para todos nós, 24h por dia, 60 minutos por hora, todos temos que dormir, nos alimentarmos, cuidar da família, trabalhar, estudar e assim por diante. Quando colocamos foco e energia em algumas cosias que definimos como prioritárias, vemos que as tudo funciona melhor e de forma rápida, não é mesmo? Isso ocorre, porque priorizar é um dos principais fatores para a boa gestão do seu tempo.
Você tem dúvidas se aproveita bem o seu tempo? Compartilho a seguir, o Teste dos 20 pecados da Administração do Tempo, criado por Raúl Candeloro (revista Venda Mais, junho, p.6 e 7).
1. Tenho tendência a procrastinar (deixar as coisas para depois, ao invés de fazer na hora)
2. Tenho dificuldades em definir meu foco com clareza (por exemplo, definindo as atividades que trazem mais resultados, que me aproximam mais das minhas metas, e outros.)
3. Não tenho lidado bem com o excesso de informações que recebo (e-mails, mensagens, relatórios, coisas para ler, livros, revistas, etc.) e elas têm acumulado.
4. Falta-me disciplina em vários momentos para me organizar e fazer o que precisa ser feito.
5. Não consigo dizer ‘não’ quando me pedem para fazer algo.
6.Perco muito tempo com ladrões de tempo (Facebook e televisão, por exemplo, ou outras atividades prazerosas, mas que não agregam valor).
7.Não uso agenda para me organizar (papel ou virtual).
8.Não defino tempo específico para cada uma das atividades que vou realizar.
9.Perco tempo com muitas reuniões ineficientes.
10. Esqueço de deixar espaço em branco na agenda para lidar com imprevistos.
11.Tenho dificuldade em lidar bem e eliminar as distrações (interrupções, telefonemas, parar de fazer uma coisa na metade para fazer outra, etc.).
12.Muitas vezes acho que, simplesmente por estar sempre ocupado/a, estou sendo eficiente e realmente produtivo/a.
13. Muitas vezes começo meu dia sem uma lista de prioridades/tarefas.
14.Tenho ido dormir tarde.
15. Ao começar meu dia, não me dedico inicialmente às minhas principais prioridades.
16. Acredito que fazer várias coisas ao mesmo tempo aumenta minha produtividade.
17. Não faço pausas de 10 a 15 minutos durante o dia para recarregar rapidamente as baterias.
18. Muitas vezes esqueço de me hidratar corretamente durante o dia.
19. Muitas vezes não consigo me alimentar corretamente durante o dia, incluindo as três principais refeições + 2 a 3 lanches/reforços intermediários.
20.  Acredito que sou uma pessoa desorganizada.
Com este check list você pode avaliar a gestão do seu tempo e com os devidos ajustes, poderá aproveitar bem melhor as mesmas 24h do dia, que todos nós temos. Lembre-se também que para virarem hábitos, é preciso muita disciplina nas primeiras semanas das novas rotinas.


Desejando um ótimo uso do seu tempo, um abraço e até a próxima semana!          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...