quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Lidando com um adversário no trabalho

Como existem conflitos não é mesmo? Havendo algumas pessoas reunidas por algum interesse, não demora a surgir algum conflito. Mesmo que o ambiente seja familiar, empresarial, social, religioso, enfim, o conflito é inevitável em algum momento. Alexandre Prates, é um autor que fala do assunto e segundo ele, “os conflitos surgem por um simples motivo: as pessoas possuem valores diferentes, logo, o que é importante para um, não é importante para outro. O que me incomoda, não incomoda o outro. E, nesse contexto, as desavenças ocorrem a todo o instante, pois eu, assim como você, quero preservar os meus valores, aquilo que eu não abro mão.”
                Mais importante do que saber que o conflito estará presente em todos os grupos, é compreender que o problema não está no conflito e, sim, na consequência gerada por ele. É preciso saber que se discutir com você, debater ideias, depois é possível sair juntos para almoçar. O debate de ideias é saudável, no entanto, a maioria das pessoas, quando questionadas, contrariadas, tem a sua vaidade ferida e tende a atacar para se defender. Alguns relutam a reconhecer que a ideia do outro é melhor, pois não querem perder a razão, ou não querem arriscar o status que acham que tem. Outros, por receio de perder uma posição ou promoção, criam atritos para diminuir a reputação de colegas que eventualmente poderiam gerar alguma sombra ou comparação.
                Neste contexto, criar um adversário no trabalho, muitas vezes é rápido. O autor citado nos lembra algumas dicas, de como lidar com este adversário:
permita-me lhe trazer algumas dicas para lidar com esse incômodo:
1. Saiba que ter adversários é normal - Se você não tem adversários é por que não está fazendo o seu trabalho direito. Vários autores têm pregado que quando as pessoas se incomodam conosco, é sinal de que estamos nos destacando. Mas, entenda bem que estamos falando de resultados, de entrega, de comprometimento e não de destaque por comportamentos inadequados, ou seja, bajular o chefe, vestir roupas extravagantes, extrapolar nas brincadeiras, etc. Se você é bom, vai se destacar e, quando isso acontecer, terá adversários.
2. Fortaleça a sua reputação - A reputação é o maior patrimônio de cada pessoa, como quem contribui com as pessoas, preserva a sua imagem, não entra em fofocas e, principalmente, faz o seu trabalho de forma extraordinária. Amplie a percepção de valor que as pessoas enxergam em você, caso deseje que seu valor percebido, é pouco no seu entendimento.
3. Entregue resultados - Eles podem te protegem, pois comprovam o tamanho da sua competência. Se você é um grande vendedor, vai ter muitos adversários, mas jamais conseguirão fazer nada contra você. Quem tem resultado e apresenta-os nos locais certos e adequados, tem credibilidade.
4. Seja firme e verdadeiro – O seu adversário pode ser falso, desonesto, dissimulado, isso não importa. Se você agir igual, dará armas para que ele use contra você. Se ele fez uma fofoca a seu respeito, chame-o e esclareça imediatamente. Se ele mente, fale sempre a verdade. As pessoas sempre ficam perto de quem fala a verdade. Se ele não parar, chame-o para uma reunião, não esqueça de convidar o seu superior, e apresente o que está acontecendo com muita calma e serenidade.
5. Não se desespere - Lembre-se, você está certo! O sucesso está sempre ao lado de quem faz as coisas certas. Sei que a vontade, muitas vezes, é gritar, brigar, mas isso não ajudará. Coloque a pessoa no seu devido lugar e da melhor forma que você pode fazer: com sabedoria! Nenhum adversário ou inimigo resiste a ser colocado no seu lugar.
Sucesso!

Um abraço a todos e até a próxima!

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