Você e toda a sua equipe já sabe que
transformar problemas em oportunidades é altamente estratégico em qualquer
tempo, principalmente em momentos de crise. Sabe-se que alguns empreendedores
estão obtendo ganhos com a crise, outros, sofrendo poucos impactos, mas esta
não é a realidade da maioria.

Você que já passou por momentos
difíceis sabe que as crises deixam lições muito valiosas. Uma das lições mais
importantes mostra que preciso evitar sobremaneira que se gaste boa parte do
tempo pensando nas próprias frustrações, no que iria ser feito e no que terá
que ser adiado, ou deixado de fazer. As lamentações não podem tomar espaço de ideias
e planos para agir e transformar sonhos em projetos reais, pois a desmotivação
e o desespero bloqueiam a visão das alternativas de como agir.
As crises podem ser enfrentadas
com maior sabedoria unindo forças para reduzir custos, aumentar produtividade,
tendo por consequência manutenção e aumento de renda. Alguns pontos que a união
da direção e a equipe funcional pode encaminhar na prática estão a seguir:
- Identificar
custos que podem ser reduzidos ou eliminados. Sempre há!
- Fazer uma
ou duas reuniões rápidas a cada semana visando trabalhar a confiança da equipe
e o alinhamento com os objetivos da semana e do mês.
- Fazer um plano de economia para as finanças
pessoais e aprendizado sobre investimentos, fazendo a diferença na vida de
cada pessoa, que mais tranquila e organizada, poderá contribuir com o sucesso
da organização como um todo.
-
Identificar as economias que cada um pode fazer e o aumento de renda ou
produtividade que cada um pode gerar, estabelecendo prazos para as ações
ocorrerem e principalmente formas de mensurar, onde possa ser visualizado o
resultado do esforço de cada um.
- Fazer um “plano B”, bastante objetivo, mas com o envolvimento de um bom
número de pessoas em todos os detalhes, visando ter a tranquilidade para
atravessar períodos mais desafiadores.
- Desenvolver e mostrar atitudes de liderança baseadas
principalmente em envolvimento das pessoas, onde os líderes possam mostrar suas
competências. Este tipo de encaminhamento
ajuda a mudar o ponto de vista das pessoas sobre a forma de encarar momentos
difíceis.
- Ter uma
postura confiante, de um líder que não esmorece, que quer ir em frente e seguir
o desenvolvimento encorajando e motivando as equipes. A postura da liderança nestes
momentos desafiadores tem um impacto ainda maior.
-
Desenvolver estratégias de venda mais
segmentadas, criando atrativos mais fortes para cada segmento é a melhor ação
para enfrentar nestes momentos. As
negociações também devem ficar mais flexíveis sem perder o posicionamento da
organização.
Finalizando, sabemos que os
momentos desafiadores incomodam, principalmente porque desacomodam, mas ao
mesmo tempo abrem a mente e a visão das pessoas. Podemos crescer com as crises,
mas somente se aproveitarmos as dificuldades para aprender e para resolver definitivamente
problemas que atrapalham os negócios e a vida pessoal.
Desejando muita
superação e motivação a todos, deixo um abraço e até a próxima!
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