quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Ao visitar o cliente, prepara-se bem!

     
 Há tempos que nas palestras e cursos de qualificação de equipes de vendas externas os profissionais têm feito várias questões que para eles representa uma barreira, causando dificuldades para si e para suas empresas, mas que aos olhos de muitos, é simples. Talvez por esta diferente forma de ver, há dificuldades em resolver.
Ao visitar clientes é fundamental se preparar. Muitas vezes o time de vendas se esmera em estudar determinadas características e funcionalidades dos produtos, ou do sistema, que nunca é questionado pelo cliente e com o tempo, fica a sensação de que a preparação não foi necessária. Na verdade a preparação pode não ter sido adequada. A primeira ação a fazer é obter informações sobre o cliente a quem será feita a proposta e também daqueles que influenciarão o processo.
Para preparar-se é preciso primeiro afastar-se das preocupações de qualquer ordem e se forem inevitáveis, a sugestão é lista-las de alguma forma, para resolver no fim do dia. É preciso se preparar para ter argumentos que façam frente às principais objeções que os clientes costumam fazer e quando elas surgirem. É preciso evitar ser pego de surpresa num momento de propor um negócio para alguém. Estar pronto para responder, mostrando certeza no que diz, passa sempre uma maior segurança para ajudar o cliente a decidir.
Deve-se estar preparado para auxiliar o cliente sempre que alguma dúvida surgir e por mais simples, ou óbvias que sejam para quem conhece o produto e o sistema de negociação, é preciso responder com a melhor boa vontade, disposição e entusiasmo.
Um bom profissional de vendas deve saber ouvir tão bem ou até melhor do que falar. Por isso, ao longo da conversa, fazer perguntas ao cliente estimulando-o a falar sobre as suas necessidades é um dos segredos de quem vende bem. A sensibilidade para que a conversa não pareça uma investigação precisa estar presente. Com esta atitude o profissional mostra que está preparado e organizado para entender as preocupações e dificuldades do cliente.
Já sabemos muito bem que a primeira impressão é a que fica, então é preciso evitar causar logo no início uma forte impressão, pois muitos profissionais pecam pela ansiedade neste momento chave e acabam exagerando. “Quebrar” a tensão, ou a frieza do momento, mostrando que a capacidade de construir uma boa relação, mesmo se não houvesse um negócio a realizar, é sempre uma observação a ser seguida.
Quem quer vender mais e melhor precisa estabelecer melhores relacionamentos e para tanto, é preciso gerar um clima confortável e de confiança. Ficar atento ao que o interlocutor diz e faz, acompanhando as ações e reações, não deixando alguma ansiedade aparente são dicas que precisam ser lembradas sempre.
Antes de cada roteiro de visitas, é preciso avaliar bem os motivos pelos quais o profissional está nesta atividade, porque escolheu estes clientes para visitar e permitir que estas emoções estejam presentes em sua mente ao longo de todas as visitas.
Por mais experiente que seja o profissional ou a equipe, é preciso lembrar que o cliente está mudando de hábitos e de comportamento todos os dias e para isso é preciso preparar-se sempre. Não é somente de cursos que se faz um profissional bem preparado, pois é preciso mais, negando-se a finalizar um dia sem ter incorporado novos aprendizados para si e para sua equipe. Conhecer profissionais novos, ouvir novas histórias inspiradoras, ler um novo capítulo daquele livro que motiva o empreendedorismo e a liderança, conhecer pesquisas que mostram as mudanças de hábitos do segmento dos clientes alvo, avaliar formas das rotinas serem melhor, são algumas das ações que vão completar a preparação para vender mais e melhor.

Desejando mais e melhores vendas, um abraço e até a próxima!

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