domingo, 9 de setembro de 2018

Tchau para energia negativa!


   
      Para não haver confusão entre empatia e simpatia, é importante destacar que simpatia envolve cordialidade, compaixão, sorriso, sensibilidade nas mais diferentes situações, enquanto empatia é a capacidade de colocar-se no lugar do outro e pode significar a absorção de parte da dor e sofrimento de seu ambiente.
     Quem tem empatia e convive frequentemente com gente negativa pode se influenciar com esta energia ruim. Aprender a não absorver as energias negativas de outras pessoas é uma importante habilidade a desenvolver, assim como não tentar agradar a todos, ter cuidado ao escolher de quem se aproximar, parar de prestar tanta atenção nos fatos negativos, inspirar-se na natureza e responsabilizar-se pelas suas ideias e ações.
      Nem todos vão gostar de nós e aqueles que reclamam da gente, assim como aqueles que eventualmente desrespeitam, ou cometem assédio moral, podem sugar nossa energia positiva se tentarmos convencê-los a gostar da gente, além de deixar-nos dependentes da opinião deles. É preciso mais amor próprio e saber que muito dificilmente alguém pode mudar outra pessoa, a não ser a si próprio.
      Para preservar a energia positiva também é preciso selecionar melhor quem faz e quem fará parte da nossa vida. É ótimo ser generoso, mas há uma linha tênue a trabalhar para que não sejamos explorados, optando por ajudar mais a quem realmente precisa. Precisamos lembrar que aprender a dizer “não” é uma outra habilidade muito importante.      
     Toda a vez que prestamos atenção a alguém, ou algum fato, damos-lhes parte da nossa energia. Quando nos concentramos em pessoas e fatos negativos, temos uma redução drástica de energia. Algumas pessoas podem despejar sua energia negativa em cada pessoa que se aproxima. Claro que é bom ouvir o outro e melhor ainda é ter um ouvido amigo. Todavia, ouvir muitas frustrações, reclamações, projeções pessimistas pode drenar a nossa energia positiva e fazer com que passamos a limitar nossa vida de uma maneira não produtiva. Não dá para economizar, quando o assunto é rejeitar “energia tóxica”.
     Os especialistas recomendam irmos para a natureza meditar, relaxar e respirar, pois ajuda a evitar a absorção da energia negativa que nos rodeia. É preciso mais confiança, mantendo a cabeça erguida e não permitindo que ninguém faça sentir-nos inferiores. Teremos uma vida melhor e sob o nosso total controle, se nos responsabilizarmos por nossos pensamentos e sentimentos. A forma como cada um se percebe deve ser mais forte do que a percepção que os outros têm de nós. Muitos esquecem que ninguém tem poder sobre o outro, quem quer que seja. Convivemos porém, com gente que imagina equivocadamente, que há pessoas com tal poder sobre eles, que passam a culpar os outros pelas suas frustrações e dificuldades.
       Ao nos conscientizarmos de que somos responsáveis por tudo o que ocorre com nossa vida, acessamos um nível mais profundo de nós mesmos, gerindo melhor o desenrolar da nossa vida, não sendo abatido, nem projetado para fora do nosso foco tão facilmente. Precisamos nos colocar em situações que aumentam nossas próprias energias. Podemos analisar cada pessoa com quem convivemos, percebendo os sentimentos gerados, se nos faz sentir bem e se fazemos esta pessoa se sentir bem. Cada um de nós é merecedor de ótimas experiências e não precisamos, seja consciente ou inconscientemente, nos aproximarmos e tão pouco repetir experiências negativas. Para nos protegermos da negatividade, precisamos ter muito amor-próprio e lembrar constantemente do quanto é importante estar feliz e em paz, pronto para dizer não para as energias negativas. Lembrando que não se conhecem pessimistas bem sucedidos!
     Desejando mais energia positiva para todos, deixo um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...