sexta-feira, 1 de novembro de 2019

As pessoas precisam de direção

Dias atrás, com uma turma de graduação, fizemos uma discussão sobre como os líderes podem e como devem motivar suas equipes. Há muita gente que defende que o líder deve ser um grande motivador das pessoas das suas equipes, mas estou entre os que defendem que o líder deve ser um direcionador das habilidades, competências e atitudes das pessoas da equipe. 
Penso que palavras e atitudes de estímulo, são chaves na função de quem lidera o processo, pois quando esta figura perde esperança, fica pessimista, tudo começa a ruir. Porém, quem lê esta coluna há mais tempo sabe que defendo que cada um de nós que precisa alimentar, dar boa educação e saúde para si e para os filhos viverem dignamente, tem motivação de sobra para fazer o máximo todos os dias, desde que acorda. Fico estimulado, cheio de energia para assumir novos desafios, inovar, fazer, quando recebo reconhecimento e estímulo da liderança. Todavia, motivação vem de dentro de cada um e creio que não pode haver maior motivação para um profissional do que manter uma boa marca pessoal e prover a sua vida e a vida de seus mais queridos de forma digna.  
Ao invés de defender que o líder seja o responsável pela motivação das pessoas, proponho que o líder seja o responsável pela direção dos profissionais da sua equipe. Se motivação vem de fatores internos, o que precisamos do líder é de direção. 
        Ao que parece, durante toda a história, nunca foi necessário que a grande maioria das pessoas tivesse que perguntar “O quê eu tenho que fazer?". A cultura criada ao longo da história foi dizer o quê tinha que ser feito. Esse tempo acabou, ou está acabando para um número cada vez maior de atividades, pois atualmente os profissionais precisam aprender a perguntar:
- O que eu devo fazer?
- Qual deveria ser a minha contribuição para a empresa?
- Olhando para as minhas forças, a minha performance e os meus valores, como eu poderia fazer a grande contribuição que a minha empresa precisa?
- Quais resultados precisam ser atingidos para fazer a diferença?                
Os líderes absolutamente determinados a serem bem-sucedidos irão encontrar sempre as pessoas certas para atingir juntos os objetivos coletivos.  Nós precisamos de líderes! Iniciativa privada, organizações comunitárias, setor público nas várias instâncias, precisam de líderes autênticos, ou seja, seres humanos com um profundo senso de propósito e que sejam verdadeiros com seus valores.
Precisamos de líderes dispostos a encarar a realidade, que definem metas e prioridades claras, e que acompanhem o projeto do início ao fim. Precisamos de líderes que recompensem quem faz as coisas acontecer e que se preocupem em desenvolver a capacidade dos seus comandados. 
Como conjunto de sociedade vivemos uma carência de lideranças em termos de qualidade e quantidade. Precisamos estimular mais pessoas para assumir a liderança de processos, assim como precisamos qualificar as lideranças que tem surgido, para que esta função que é vital, seja exercida com foco em objetivos coletivos e altruístas.
Um abraço a todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...