sexta-feira, 13 de março de 2020

Desenvolvendo as soft skills

       Nos últimos anos vem crescendo no mundo do trabalho, o uso da expressão soft skills. Embora não seja um conceito novo, muita gente ainda precisa entender melhor o significado e a importância na melhor preparação pessoal e profissional para qualquer setor. O psicólogo, autor de best sellers como “Inteligência emocional”, Daniel Goleman é uma das referências no assunto, publica em vários meios e recentemente esteve no Brasil em palestras e aulas falando a respeito.
      1º - Aprenda a se autorregular - administrar suas emoções para se recuperar rapidamente do estresse; 
      2º - Aprenda a gerenciar seu tempo - quando for interrompido, pergunte se isso pode esperar. Muitas vezes você verá que sim. Comunique sua decisão com boa vontade e de maneira educada: líderes – e pessoas com boas soft skills – sabem se comunicar gentilmente.
      3º - Crie uma cultura de feedback - peça para amigos, colegas, professores, gestores e familiares – pessoas que o conhecem profissional e pessoalmente avaliarem suas habilidades de soft skills e use as respostas para melhorar.
      Os estudiosos passaram a dividir as habilidades técnicas em 2 tipos diferentes, sendo elas as hard skills e as soft skills. As hard skills são habilidades técnicas que podemos aprender e são facilmente mensuráveis, como fluência em um idioma, uma técnica, ou domínio de uma ferramenta física ou digital, enquanto que as soft skills são habilidades para lidar com a relação e interação com outros.
      Goleman tem afirmado que “Habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são todas competências baseadas na inteligência emocional e que distinguem profissionais incríveis da média”. Ele diz que as soft skills importam cada vez mais porque “Há uma lacuna entre o que líderes esperam de recém-formados e o que estes recém-contratados oferecem”.
      As pesquisas sobre o nível de preparo para os recém formados que entram no mercado de trabalho mostram que eles tem hard skills, mas lhes faltam muitas vezes as soft skills. “Na maioria dos casos, os contratados são inteligentes, ambiciosos e sabem usar tecnologia. Provaram que conseguem fazer o trabalho. São comprometidos e apaixonados pela ideia de ascender na carreira.” Afirma o Psicólogo, completando que faltam a esses profissionais os traços e comportamentos para lidar com as outras pessoas que vão trabalhar com eles.
       Vários estudos têm mostrado que uma parte significativa dos estudantes não dá a devida importância ao valor da inteligência emocional no ambiente de trabalho, enquanto as habilidades que ela envolve são cruciais para ter foco, motivação e colaborar de maneira produtiva. São estas as habilidades que realmente capacitam alguém para ocupar cargos de liderança, que envolvem lidar com outras pessoas e com si mesmo – apenas inteligência e experiência não bastam.
       Em entrevista recente ao site gmac.com Claudio Fernández Aráoz, conselheiro da Egon Zehnder, uma grande empresa de consultoria de recrutamento e seleção de talentos profissionais, é categórico ao afirmar que “QI garante seu emprego, inteligência emocional garante sua promoção e a falta de inteligência emocional fará com que você seja demitido.”
       Claudio apresenta alguns exemplos de soft skills que estão mais presentes nas seleções solicitadas para o mercado de trabalho:
       - Comunicação eficaz – habilidade de ouvir atentamente e se comunicar de maneira clara;
       - Colaboração – habilidade de trabalhar bem em grupo;
       - Trabalhar sob pressão – habilidade de gerenciar estresse sem perder o foco;
       - Flexibilidade – habilidade de se adaptar às mudanças (cada vez mais frequentes);
       - Orientação para resultados – habilidade para atingir o resultado final da maneira mais eficaz possível;
       - Liderança de equipe - saber como motivar e engajar grupos.
       Conforme a definição, são habilidades mais difíceis de medir, nas pessoas do que as hard skills (mais técnicas). Por isso, Daniel Goleman indica algumas maneiras de desenvolver ou fortalecer as soft skills necessárias atualmente:
       Espero que as dicas melhorem suas soft skills!
       Um abraço e até a próxima! 

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