As vendas on line têm crescido muito nas últimas décadas, tendo acelerado
ainda mais no mundo todo, com a pandemia. Independente do tamanho, ramo e local
da sede, nossas empresas têm muito mais motivos para também estarem presentes
nos market places locais ou nacionais. A Amazon é responsável por mais de 50%
das vendas on line nos EUA, por mais inacreditável que uma empresa pudesse
conseguir este feito e vem ganhando mercado em muitos países, incluindo o
Brasil. Jeff Bezos, o fundador e atual CEO da Amazon tem a maior fortuna do
planeta, conforme os rankings atuais da FORBES e outras.
Chamo a atenção dos amigos para a Amazon, acreditando
que precisamos entender como seu fundador superou dificuldades e criou uma
empresa que é invejada pelo mundo do varejo. A “chave” do sucesso da Amazon é
atribuída à cultura organizacional, especialmente quando se pretende comparar o
sucesso desta, com outras empresas. Os prêmios recebidos mostram que eles procuram
deixar muito claro que as pessoas e a cultura da Amazon são prioridade, assim
como quais são as regras do jogo e como as coisas são feitas na empresa. Em
vários espaços e momentos é possível verificar que mesmo que a pessoa seja
muito talentosa, só fica se estiver alinhada com a cultura organizacional. A
demissão voluntária é incentivada com bônus financeiros aos que não estão
apaixonados pelo que estão fazendo.
Procurei sintetizar os princípios declarados desta
cultura da Amazon nas linhas a seguir, entendendo que cada leitor pode adaptá-los
ao seu negócio:
– Trabalham para ganhar e manter a confiança dos
clientes, muito mais do que trabalham para acompanhar a concorrência;
– Não sacrificam o resultado a longo
prazo em troca do resultado a curto prazo. Não dizem “isso não é o meu
trabalho” e agem em nome de toda a empresa;
- Inovam e inventam procurando sempre simplificar. Procuram novas
ideias em todos os lugares e não somente dentro da empresa, mas não tentam “reinventar
a roda”;
– Contratam e desenvolvem os melhores, buscando reconhecer os talentos excepcionais;
- Buscam incansavelmente os mais altos padrões para produtos,
serviços e processos, não escondendo os defeitos “debaixo dos tapetes”, sendo
que os problemas resolvidos devem servir de aprendizado e novas práticas;
– Pensam grande, criam e comunicam uma
direção que inspira resultados. Os líderes inspiram a equipe e cuidam de todos
os detalhes para sempre servir bem os clientes;
- Aceleram as questões
relacionadas ao negócio valorizando as decisões com risco aceitável;
- Não gastam dinheiro com aquilo
que não importa direta ou indiretamente aos clientes;
– São sinceramente mente aberta, realmente ouvem e estão dispostos
a examinar suas convicções, mesmo as mais fortes, com humildade;
- Desafiam respeitosamente as decisões quando discordam, mesmo
quando isso é desconfortável ou cansativo. Não gastam energia só para manter o
conforto diante de uma ideia que não acreditam, mas uma vez que uma decisão é tomada
e determinada, se comprometem totalmente com a sua efetividade;
– Entregam resultados focando nos principais
insumos para o negócio e na entrega com a qualidade adequada e em tempo hábil.
Aprender com quem já passou por algumas experiências e
está disposto a compartilhar o aprendizado é uma forma de ganhar tempo e evitar
desperdícios. Espero que os princípios da liderança da Amazon de alguma forma
possam contribuir com os amigos leitores para fazerem melhor o que se propõe.
Um abraço e até a próxima!
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