Vendas de Natal, fim de ano, Ano
Novo e férias de verão parece de fácil planejamento não é mesmo? Todos os anos
têm e ocorrem nos mesmos dias! Todavia, por motivos diversos, nem todos
conseguem planejar os detalhes com antecedência e por isso relembro aqui alguns
detalhes e dicas para um “check list” para os pequenos negócios.
Estoque preparado? - Organizar o estoque deixando as mercadorias
que mais saem neste período, para um fácil e rápido acesso é uma dica
importante, que vai agradar clientes, vendedores, atendentes, e outros. Observar as tendências
anunciadas pela mídia especializada e os primeiros movimentos do período para
conferir se o planejamento foi correto também faz parte desta primeira etapa. Buscar
entender bem o que pode ter aumento de procura, preparar uma boa variedade
(amplitude e profundidade) do estoque permite ganhar clientes novos, inclusive a
partir das indicações dos clientes fiéis da empresa.
Descontos bem calculados? – É preciso muita atenção na hora de criar as promoções com
descontos de fim de ano. A estratégia precisa ser analisada no conjunto,
avaliando investimentos na mídia para promover os atrativos. Somente descontos,
sem promover externamente e sem atrair uma boa parcela de clientes novos, pode
ser apenas perda de receita. Esta análise pode ser feita de acordo com o
potencial de cada produto, pois alguns deles tem boa performance no ano todo e
não precisam de nenhuma aceleração com promoções.
Acompanhando os indicadores de formas de pagamento e
os canais de vendas? – Os picos de vendas de fim de ano por vezes atrapalham a
análise de desempenho, principalmente em pequenos negócios. Com a crescente
variedade de formas de pagamento, é fundamental analisar com frequência se todas as formas estão
funcionando bem, qual funciona melhor, qual é preferida do seu público e qual é
mais interessante para o seu negócio no momento. Quanto aos canais de vendas é
a mesma situação, pois é preciso analisar em quais dias, turnos, períodos,
públicos, etc. cada canal funciona melhor. Neste período, um canal de vendas
que fique inativo mesmo que por pouco tempo, dependendo do dia e horário, pode
representar uma grande perda de oportunidade. Ter canais extras é sempre muito
importante.
As mídias estão planejadas? – Prospectar interessados
em seus produtos (bens ou serviços) ficou bem mais fácil com as mídias
digitais. Nutrir
com mais informações quem manifestou algum interesse mínimo é fundamental para
transformar este interesse em vendas. Se não tiver na equipe, contrate pessoas e serviços
que auxiliem na busca de leads, que monitorem e acompanhem interessados, influenciadores,
e outras formas de aproximar o relacionamento com o público alvo, mas não
descuide deste ponto.
As finanças têm bons controles? - Olhar para o fluxo de caixa
com as compras a vencer, os compromissos com salários, encargos, benefícios de
fim de ano e as perspectivas de receitas é fundamental para que o negócio
continue crescendo, além de garantir segurança e rentabilidade do próprio
capital investido na empresa. Estudar os fluxos de aumento de demanda,
analisando o suporte necessário para atender bem os clientes é importante para
saber como organizar a equipe para otimizar o tempo contratado de cada um. Uma
boa gestão do tempo das pessoas permite atender bem, com menos contratações
emergenciais, por exemplo.
O que está planejado para os clientes? – Costumo dizer que este é um excelente período para fidelizar os clientes mais novos e obter indicações pelos clientes antigos. Quanto mais os seus sistemas conhecerem os hábitos dos seus clientes, mais assertiva será a interação com eles, permitindo entregar mais valor percebido por eles. Talvez o mais importante ainda, é que as boas relações feitas e deixadas agora podem gerar ótimos resultados ao longo do próximo ano.
Esperando que estas lembranças auxiliem na melhoria da performance desta virada de calendário, deixo um abraço e o desejo de nos encontrarmos na próxima semana!
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