sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Gerencie as reclamações


                Há muito venho escrevendo sobre isso e muito se lê a respeito, mas sempre é bom lembrar que o cliente que se dá ao trabalho de reclamar deve ser visto como uma grande fonte de informações para o seu negócio. Estas informações devem ser geridas para proporcionar as melhorias necessárias a sua prosperidade.
                Apesar de sabermos que existam mal intencionados, frente aos bem intencionados eles são um número tão pequeno, que não pode ser uma desculpa para não tratar muito bem todas as pessoas que preferiram e confiaram na sua empresa, nos seus produtos, nos seus serviços e em você para resolver os problemas que eles tinham, dando-lhe o dinheiro para isso.
                Procure calcular o quanto você estaria faturando a mais, se não tivesse perdido os clientes que perdeu nos últimos dois a três anos. Muitas vezes o número é alto e algumas empresas o colocam num grande cartaz na parede do escritório, para que todos na empresa possam lembrar-se do valor que possui um cliente, principalmente alguém que reclama porque deseja continuar cliente e para isso está dizendo que quer ser melhor atendido.

Um comentário:

  1. Sem dúvida isto é muito importante.
    A gestão da qualidade do serviço prestado é uma das mais importantes de ser monitorada. Assim você acompanha e não permite que seu negócio se deteriore sem você perceber..

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