quinta-feira, 14 de março de 2013

Bares, restaurantes e indústrias de alimentos em alerta


Após a divulgação de novos episódios de contaminação e infecção alimentar de clientes de bares, restaurantes e indústrias, fica para todos nós que de alguma forma somos consumidores de serviços de alimentação e alimentos industrializados, a lição de que é preciso de uma vez por todas uma maior responsabilidade dos proprietários e trabalhadores dos serviços e indústrias da alimentação, com o que servem e o que produzem. A maioria dos casos não vai para a grande mídia, mas um número muito grande de consumidores segue ficando doentes, tendo prejuízos à saúde, faltando ao trabalho, gerando transtornos para si e onde convivem.
A fiscalização da vigilância sanitária por “n” motivos não dá conta e muitos estabelecimentos não segue padrões mínimos de qualidade e boas práticas de manipulação e produção de alimentos. Graças a Deus e as dicas de minhas colegas de consultoria na área de alimentos, tenho bastante critério sobre os produtos e os locais onde compro, faço lanches e refeições, que muitas vezes são fora de casa e por isso, nunca adoeci por consumo de alimentos contaminados. Mas a todos que vivem esta situação, vale o alerta de terem muito mais critério na hora de escolher o quê e onde comprar seus alimentos.
Aos proprietários dos serviços e indústria da alimentação é preciso lembrar que com mais informação, os consumidores tem cada vez mais critérios nas suas escolhas e quem não produzir um alimento seguro, vai perder cada vez mais clientes. Além disso, vale destacar, que um estabelecimento com casos comprovados de contaminação e intoxicação alimentar, tem na maioria das vezes, a inviabilização do negócio, tanto pela fuga dos clientes, como também pelas grandes implicações que podem ser geradas pelas indenizações que cabem às vítimas. A racionalidade presente na boa gestão manda que sejamos prevenidos e por isso, recomendo aos gestores dos estabelecimentos que nos lêem, que revisem permanentemente as suas práticas e das suas equipes, pois está lá a maior parte do foco dos problemas. A leitura e o entendimento das normas ou o apoio de uma consultoria podem evitar muitos problemas.

Aproveito o espaço para desejar sucesso e ótimos negócios aos amigos leitores! Um abraço e até a semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...