sexta-feira, 28 de junho de 2013

9 atitudes que motivam os funcionários mais que dinheiro


   
Motivar uma equipe é uma habilidade necessária a todo bom gestor e por isso compartilho matéria publicada na Revista Administradores, com a jornalista Ilya Pozin, da Revista Time. Em seu artigo, ela lista nove maneiras simples de motivar a equipe sem precisar recorrer a um aumento e ainda, de restaurar a liderança e criar uma equipe mais comprometida. 

É mais um texto que lembra aos gestores, de que um empregado não é motivado apenas por dinheiro, mas também, entre outras coisas, por um ambiente de trabalho agradável, no qual o líder valoriza a opinião de cada um.

1. Seja generoso na hora de elogiar:  O elogio é algo que todos querem receber, além de ser fácil de dar. O reconhecimento de um líder  vai mais longe do que a maioria imagina, pois quem enaltece as contribuições que cada empregado oferece, percebe sua equipe se esforçar para receber ainda mais reconhecimento.

2. Reveja o nível da gerência: Passar a função de supervisão para o time de empregados cria um estímulo para que eles trabalhem melhor em equipe, estabelecendo entre si metas de desempenho coletivo. Além disso, contribuirá para a motivação, a percepção de não haver tanta diferença entre os níveis de importância de cada profissional dentro da organização.

3. Faça das suas ideias as ideias da equipe: Em vez de distribuir ordens, que tal fazer com que os empregados estivessem dando ideias? Frases como: "Eu gostaria que você fizesse assim" se transformariam em "Você acha que é uma boa ideia se fizermos assim?". Com este feed back, o comprometimento do empregado, com as iniciativas que ficou com a percepção de participar, será bem maior.

4. Evite criticar ou corrigir: Ninguém gosta de saber que está errado, ou que cometeu um equívoco. Se você está procurando como desmotivar, critique e corrija. O melhor é tentar uma abordagem indireta para estimular as pessoas, e lembrar-se que as pessoas precisam aprender com os próprios erros.

5. Dê liderança aos empregados: Destaque quem tiver melhor desempenho e também seus pontos fortes, fazendo aquela característica um exemplo que pode ser seguido por outros. Levante a moral da pessoa e lhe dê um pouco de liderança, que isso motivará os demais.

6. Leve seus empregados para almoçar: Em um dia aparentemente comum, experimente levar sua equipe para almoçar. É um pequeno gesto que fará com que eles saibam que você reconhece o trabalho e esforço deles.

7. Dê reconhecimento e pequenas recompensas: Além de elogiar o trabalho, tente recompensar a equipe e crie pequenos desafios internos. Crie metas e as coloque em um quadro onde todos possam ver. Aos que se destacarem, ofereça um jantar, um presente, ou outras recompensas.

8. Realize festas na organização: Comemorem os aniversários com festinhas, estimule happy hour, sem esperar por datas especiais.

9. Divida o sucesso e os maus momentos: Quando a organização tiver bom desempenho, celebre. Estas atitudes fazem com que os empregados saibam que você é grato pelos esforços deles. Por outro lado, quando existirem desapontamentos, mau desempenho, divida-os também. Sua equipe merece transparência e honestidade. 

Com estas dicas simples e fáceis de aplicar, desejo muita motivação para obtenção dos resultados esperados por sua equipe.

Um abraço e prosperidade a todos os leitores!    

Um comentário:

  1. Marcelo,

    Muito bom o Artigo.

    Se os lideres das empresas aplicarem estas dicas, com certeza a produtividade será maior.

    As pessoas gostam de receber elogios, ser incentivadas e saberem que tem 1 Líder que é exemplo a seguir.

    Estes fatores são fundamentais para o crescimento em equipe.

    Abraço,

    Edson Silva

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...