quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Conselhos de um líder admirável.

Nesta semana chamo a atenção para a lembrança de James Hunter, renomado consultor de liderança “Não devemos nos orgulhar de ser melhores do que os outros, e sim melhores do que já fomos."

Desde os tempos de faculdade, o entendimento do lendário Akio Morita, co-fundador da Sony me chama a atenção em diversos aspectos, dentre eles, a visão de longo prazo da empresa. Compartilho hoje alguns conselhos deste grande líder empresarial, citadas em várias fontes, dentre as quais o site “Estratégia empresarial”.
1.                  Confie em si mesmo, não deixando que outros acabem com suas expectativas e definindo como você deve agir. Morita não seguiu a tradição da família que era uma das mais antigas e aristocrática produtoras de saquê do Japão. Ele iniciou o seu próprio negócio, bem diferente da sua família, e o resultado é uma das marcas mais reconhecidas e valorizadas da história.
2.                  Inicie pequeno – Uma das marcas mais valiosas do mundo iniciou com investimento de 350 dólares, tendo por sede um prédio praticamente destruído pela 2ª guerra mundial. A recomendação de Morita sempre foi: “não se detenha pela falta de dinheiro ou aos presságios nefastos ao negócio: encontre sempre uma saída.”
3.                  Um bom nome é fundamental – A empresa de Akio Morita chamava-se Tokyo Tsushin Kogyo Kabushiki Kaisha e ele pretendia inserir seus produtos no mercado mundial, iniciando pelos Estados Unidos, maior consumidor de eletrônicos da época. Traduzindo para o inglês o nome ficou Tokyo Telecomunications Engineering Corporation, o que ele considerou demasiado longo e focado no oriente para conquistar clientes no acidente. Após pesquisas e avaliações, criou a famosa marca com uma combinação de sonus (som, em latim) pois os primeiros equipamentos eram rádios e gravadores e sony, um apelido usual nos EUA). Mais sonoro, mais claro, mais curto e muito popular. Uma marca memorável, em diversas ocasiões, faz toda diferença e a Sony é mais uma prova disso.
4.                  Dê valor ao seu instinto – Akio Morita recomendava “Observe atentamente o modo como as pessoas vivem, obtenha um senso intuitivo do que elas podem e querem ter”.
5.                  Tenha coragem de arriscar e cometer erros... só não cometa o mesmo erro duas vezes. Morita dizia que “quanto mais erros cometer, mais sábio será e, assim, acumulará mais experiências para romper novas fronteiras.”
6.                  Ofereça qualidade – o líder da Sony sabia e lembrava a todos de uma regra importante: publicidade, promoção, bons vendedores não sustentam um produto ruim ou inadequado.
7.                  Crie diferenças - Apesar do fim da II Guerra Mundial ser recente, quando abriu a primeira loja da Sony nos Estados Unidos, a entrada da loja foi decorada com uma bandeira japonesa. O resultado? Comentários, expectativas, especulações e muitos jornalistas comentando a ousadia em valorizar a marca de um recente inimigo de guerra, embora novo aliado. Morita lembra que a “originalidade e os riscos produzem publicidade gratuita”, mostrando suas competências em estratégias de marketing.
8.                  Crie seu mercado – Sempre há segmentos onde não há concorrência forte e uma chave do sucesso da Sony é criar uma necessidade e satisfazê-la. Morita lembrava que “a curiosidade é a chave para a criatividade.”

Espero que os amigos possam se inspirar na liderança de Akio Morita. Um abraço a todos! 

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