quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Uma boa empresa precisa de uma boa gestão!

Tenho repetido, assim como vários colegas de consultoria, que um bom produto e um bom mercado não faz uma boa empresa, pois para haver uma boa empresa, é preciso uma boa gestão! Num ambiente empresarial cada vez mais competitivo é necessário estar sempre em busca do aperfeiçoamento dos métodos e processos de gestão dos negócios.
Dedicar mais tempo às rotinas gerenciais é uma das necessidades mais importantes para acompanhar a saúde de qualquer organização. É preciso analisar diária, semanal, e mensalmente, informações das áreas produtivas ou comerciais, e seus reflexos na vida da empresa. São tarefas que exigem empenho, constância e, consequentemente, tempo. Coletar informações, registrá-las e atualizá-las também são ações importantes que organizam a gestão e que viabilizam seu desenvolvimento, mas isso exige que você reserve parte do seu dia para cuidar da questão, ou um dia destes, o acúmulo de pequenos problemas não resolvidos vai surpreender a empresa com um problema de grande repercussão.
Investir em tecnologia é a chave para o sucesso das decisões baseadas em informações precisas e mais confiáveis. Não é mais concebível confiar apenas na memória, ou em papéis, rascunhos, anotações, planilhas impressas e agendas, pois é pouco prático e pouco eficiente para a boa gestão de uma empresa. Dispor de ferramentas que auxiliam na gestão empresarial ficou muito mais acessível com as novas tecnologias, que além de mais fáceis e mais baratas, geram e entregam resultados muito mais satisfatórios. Você e seus colaboradores merecem ter essa melhoria de qualidade de informações para tomar decisões, e seus negócios merecem ter mais segurança e confiabilidade.
Avaliar constantemente a economia e comportamento do mercado é uma condição para ser empresário e gestor. Quais são os indicadores econômicos e de mercado mais importantes e que precisam ser monitorados por sua empresa? Quais são as tendências e cenários futuros? Quais são os caminhos que sua empresa deve percorrer nestes cenários? Onde você quer que sua empresa chegue daqui a 5 anos? É preciso lembrar que seus negócios estão inseridos em uma realidade econômica e de mercado que impactam e influenciam muitos fatores decisivos do seu negócio. Se você não estiver atento a algum deles poderá deixar de aproveitar oportunidades importantes ou pior, arriscando perder recursos importantes. Será que você está trabalhando no rumo certo? É preciso ficar atento também a esses fatores externos para que sua gestão possa ir sendo adequada a cada novo movimento no ambiente externo, preferencialmente de forma antecipada, considerando o posicionamento que sua empresa almeja, sobretudo em longo prazo. É o que chamamos de inteligência de mercado.
Investir em treinamento e motivação da equipe é imprescindível para contar com o engajamento do maior número de forças possíveis. Para isso é importante que a equipe esteja bem orientada e capacitada, motivando-se para alcançar os objetivos da empresa e das metas pessoais de cada integrante da equipe. Aproveito para citar Peter Druker, que sempre lembrava que gerenciamento também é substituir força por cooperação.
Analisar e entender os resultados é a melhor maneira de saber se os seus esforços e de cada pessoa da equipe, estão gerando resultados efetivos de curto e médio prazo para seu negócio. Os dados a obtidos deve trazer informações reais diante das quais se torna possível decidir com maior grau de acerto, tanto em casos de correções de rumos, quanto de inovações, otimizações de processos diversos.
É evidente que precisariam ser acrescentadas diversas outras dicas para qualificar a gestão dos seus negócios, porém, qualificando estes pontos básicos em destaque, é possível verificar melhoras importantes em negócios de qualquer natureza!
                                        
Ótimos negócios, um abraço a todos e até a próxima!          

Um comentário:

  1. Olá, boa tarde!
    Ótima matéria e parabéns pelo blog!
    Abs,
    Gustavo

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...