quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Prepare-se melhor para as vendas no Natal

Você, eu, nossas famílias enquanto consumidores e clientes de muitas empresas, admiramos muitos acertos, mas também erros, nesta fase tão esperada pelo comércio do mundo todo, que é o Natal. Cada um de nós poderia fazer uma lista daqueles pontos que nos faz comprar mais, voltar sempre, ou ainda, não mais voltar e ainda avisar os amigos. A partir destas observações e de algumas leituras a respeito, listo a seguir alguns pontos, incluindo alguns baseados na opinião de Raul Candeloro, editor da Venda Mais, a serem observados pelos lojistas, buscando a melhor preparação para esta época de boas vendas.
- Faça um bom planejamento para aproveitar todas as muitas oportunidades que o Natal oferece, deste o momento em que as famílias se preparam e que cada momento é mais cedo;
- Envolva TODA a sua equipe na busca pelo aproveitamento dessas oportunidades;
- Defina claramente as metas de vendas para o Natal, inclusive com metas específicas por linha de produto ou serviço, por profissional, por loja, etc.;
- Procure criar campanhas promocionais com produtos e serviços adicionais que agreguem valor percebido e lucratividade;
- Se nas campanhas for possível acrescentar prêmios que gerem experimentação de novos produtos e serviços, você ainda aproveita para gerar mais possibilidades de vendas e propagação dos seus produtos;
- Crie campanhas internas estimulando a equipe comercial e as equipes de apoio. Não esqueça destes, que na maioria das vezes são chaves do processo e nem todos percebem;
- Estimule a antecipação de compras por parte de clientes, utilizando a criatividade da sua equipe para criar diversas ações. Assim você se antecipa a concorrência e ainda reduz o acúmulo de clientes no mesmo período, o que sempre dificulta o bom atendimento;
- Utilize as mídias sociais e pesquisas por e-mail para detectar rapidamente o que vai vender mais e certifique-se de que a falta de produtos não vai atrapalhar;
- Seja ágil e esteja preparado em termos operacionais e de logística para receber um fluxo maior de clientes, telefonemas, e-mails, pedidos, reclamações, etc.;
- Treine e reforce a equipe para receber um fluxo maior de clientes, telefonemas, e-mails, pedidos, reclamações, etc.;
- Crie e distribua para os clientes mais fiéis e com maior potencial, um vale-compras ou vale-desconto para estimular compras futuras e recompras. Você sabe que uma parte dos clientes só compra da sua loja neste período e é o melhor momento para estimular o aumento da frequência;
- Dê e faça ofertas especiais e tratamento VIP a quem JÁ É cliente. Quem já é seu cliente espera ser tratado de forma especial, principalmente neste momento em que há um acúmulo de clientes na empresa e muitos deles eventuais;
- Cadastre os clientes novos para contatos futuros e pós-venda. É preciso investir um pouco de tempo de sua equipe agora, para colher depois, então, o cadastro precisa ter informações corretas e completas para os futuros contatos;
- Prepare a equipe para fazer o pós-venda e construir relacionamentos. Será fundamental para melhorar o desempenho nos meses seguintes, onde normalmente reduz o movimento;
- Alinhe-se a uma causa social (responsabilidade social), mas atenção, a uma, para dar foco e que a sua contribuição traga resultados para a causa e para a sua empresa.
Finalizando, com este check-list como referência, você pode acelerar os preparativos para os negócios do Natal. Quais as primeiras 3 ações que você pode fazer de prático e objetivo – agora – para ter certeza de aproveitar melhor as oportunidades de vendas no Natal?
Se a lista estiver grande para você, prefira alguns itens como prioritários, convide a sua equipe e mãos a obra!

                Desejo ótimas vendas e um feliz e abençoado Natal a todos!

Um comentário:

  1. Oi, meu nome é Joana e adoro seu blog! 
    Gosto muito de escrever, conversar e estar envolvida na área de administração, mas infelizmente não tenho tempo para manter um site ou blog... 
    Gostaria de saber se existe a possibilidade de eu te mandar um texto meu e vocês publicarem. Meu e-mail é: joana.munhoz@hotmail.com 
    Desde já, 
    Obrigada

    ResponderExcluir

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