quarta-feira, 12 de novembro de 2014

“Chefe você obedece, líder você procura”

O título é uma frase célebre de um dos escritores contemporâneos e brasileiros que gosto de ler e assistir, que é o professor universitário e palestrante Mário Sérgio Cortella, que de dentre outros assuntos, tem deixado um legado importante para refletirmos sobre o exercício da liderança nas organizações.
                Precisamos trocar a figura dos chefes, a quem se obedece, pela figura dos líderes, a quem se procura e se segue. Liderar, para ele, é animar, motivar e inspirar ideias, pessoas e projetos, algo que requer sensibilidade.
                Como você já ouviu muitos outros, Cortella também defende que devamos sair do óbvio, pois “O óbvio nos deixa no mesmo lugar, temos de ir além, procurar a excelência, fazer mais do que a obrigação, pois ela é o ponto de partida.”
O autor defende que cinco competências são essenciais para o líder: abrir a mente, elevar a equipe, inovar a obra, recrear o espírito e empreender o futuro e cada uma delas, com coragem, paciência e humildade.  Coragem para enfrentar o medo, conseguir fazer de outro modo, fazer aquilo que não está habituado e paciência e humildade para saber que não se sabe tudo. A seguir, faço um detalhamento das cinco competências mencionadas:
- Abrir a mente Com a velocidade das mudanças ao nosso redor e no mundo todo, não dá pra liderar com a cabeça no passado. É preciso perceber as mudanças e ser flexível para poder melhorar sempre. Ver as oportunidades do ambiente ao redor, para agir antes dos demais, é uma das habilidades mais importantes do líder.
- Recrear o espíritoRecrear” que não é o mesmo que brincar, é saber também que seriedade não é sinônimo de tristeza. É preciso festejar as conquistas com a equipe, criando as circunstâncias em que o reconhecimento, a alegria e o bem-estar estejam presentes no ambiente de trabalho. Para muitos de sua equipe, estas ações serão quase tão importantes quanto a remuneração.
- Elevar a equipe As pessoas não devem ser usadas para o líder e/ou a organização crescer e depois serem descartadas, assim como o líder não pode deixar de repartir a glória com quem o auxiliou nas conquistas do grupo, da organização. O bom líder é aquele que faz com que todos os que estejam ligados a ele também cresçam. Tenho convidado as pessoas a refletirem que é muito mais honroso liderar um grupo de gênios, de estrelas, do que liderar um grupo limitado, onde apenas o líder tem boas competências. Portanto, é mais inteligente e atrativo para o líder, cercar-se de pessoas com as melhores competências.
- Inovar a obra Um líder precisa ser capaz de criar o que dá vitalidade, indo além do óbvio. Um grupo precisa de um líder justamente para ter alguém que motive e desafie a ir além do que já foi conquistado. O líder também precisa que o grupo inove, mas para isso é preciso estimular, dar o exemplo ao pensar e agir além do óbvio. É preciso que todos entendam que não se alcançam resultados diferentes, fazendo sempre a mesma coisa.
- Empreender o futuro Aquele líder que tem e mostra esperança indo atrás, não desistindo, cuidando do que é importante, vai contagiar a equipe e criar o futuro que o grupo pretende. Coordenar os esforços para a criação do futuro esperado pela equipe é uma das partes mais importantes da missão de um líder.
                Sempre que falo e escrevo sobre liderança, lembro que estamos num momento da história em que há uma carência importante de líderes tanto em quantidade, quanto em qualidade. É preciso formar líderes em casa, nas escolas e em nossas organizações. Já dizia Peter Druker, que a maior missão de um líder deveria ser formar outros líderes, e que somente assim a organização iria prosperar e se desenvolver cada vez mais rapidamente. Por mais habilidoso que seja, um bom líder é apenas uma pessoa, portanto, um ser limitado. Para fazer mais e fazer melhor precisamos de outras pessoas, com capacidade de liderar, empreender e qualificar os processos.

                Na esperança de que o texto auxilie na sua reflexão, deixo um abraço e até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...