quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Comunicação é compreensão

Acredito que muitos leitores também têm ouvido e falado que gostariam de melhorar a comunicação na sua organização, ou até mesmo a sua própria comunicação. As dificuldades de comunicação, em maior ou menor grau atingem a grande maioria das organizações e das pessoas, criando problemas como a falta de produtividade, desperdício de tempo, dinheiro, recursos, e até irritando muitos colegas, independente de serem líderes ou seguidores.
                Para uma boa comunicação, é preciso escutar mais do que falar e isso muita gente não compreendeu ainda. Temos informação, em grande volume e crescendo, considerando ainda, que a informação está cada vez mais fragmentada em diferentes meios e fontes. Meios de comunicação como telefones, murais, reuniões, cartazes, bilhetes, ofícios, tiveram nos últimos anos o apoio de e-mail, intranet, sms, chats, painéis eletrônicos, sistemas internos de som e vídeo, dentre outros. Assim, temos um volume cada vez maior de meios tecnológicos para nos comunicarmos, mas a comunicação continua deficiente, pois muita gente esquece que comunicação é uma necessidade humana e afetiva.
                As mídias contribuem com a informação, que é a essência da comunicação, contudo, para uma comunicação efetiva é preciso compreensão e para isso, é preciso escutar mais e muitas vezes a melhor forma é quando conseguimos ter o “olho no olho”. Os líderes de todos os escalões devem criar espaços, ainda que breves, para passar suas mensagens e principalmente para ouvir as equipes. Ouvir mais significa participação e respeito às pessoas, o que na prática se transforma em motivação e engajamento e assim, temos pessoas que colaboram mais e geram mais resultados. O feedback dos colaboradores é essencial e, para isso cada líder deve se reunir com sua equipe e deixá-la falar, com frequência. Destaco que não basta fazer reuniões para passar informações, pois isso já se faz todos os dias dando ordens e cobrando resultados. É preciso colocar problemas em debate e conduzir o processo de discussão para ouvir ideias, opiniões e se possível, propostas.  
                Aquelas propostas conhecidas como café com o diretor, ou programas de boas ideias e sugestões são opções válidas, mas complementares, pois se o líder imediato não se comunica adequadamente com a sua equipe ou se o líder não as escuta no dia a dia, as medidas não vão resolver o problema de comunicação na empresa. Ouvir os colaboradores é fundamental, mas é apenas um dos passos, pois é preciso dar soluções ou respostas adequadas a cada questão específica da comunicação interna. É preciso destacar que em alguns momentos das empresas nem tudo terá solução e principalmente que quando surgir esta situação, isso não é o fim!
                Quem deseja melhorar a comunicação numa empresa precisa entender e fazer os seus interlocutores também entenderem que comunicação é sobretudo compreensão e por este motivo é preciso garantir que todos entenderam o que se quis transmitir. Somente nesta condição é que podemos dizer que houve comunicação efetiva. Em muitas situações, não basta enviar uma informação por e-mail ou fixar um ofício no mural para considerar que determinada situação foi comunicada. Muitas vezes além do aviso escrito, precisa-se de reforços como uma reunião, uma fala de um colega ou superior, ou ainda um telefonema explicando.
                Um processo de comunicação efetiva garantindo a compreensão das partes envolvidas exige compromisso e esforço de todos. Como orienta a frase inicial do texto, para nos comunicarmos melhor precisamos apresentar a mesma ideia mais de uma vez de formas diferentes para sermos bem compreendidos. É um desafio difícil, por vezes estressante, todavia, um esforço que vai resultar em muito mais satisfação, maior organização, menor desperdício e maior produtividade, pois é conseguem as equipes que se comunicam melhor.
        

                Um abraço a todos e até a próxima!

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