quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Pensamentos de um líder empresarial admirável

Realmente admiro a muitos líderes empresariais, especialmente brasileiros que arriscam seus patrimônios, reputação, vida pessoal, para produzir, empregar, gerar tributos, fazendo de fato sua parte para desenvolver nosso país. Uma de minhas leituras favoritas são as biografias e entrevistas sobre a vida, a tragetória e o pensamento de lideres empresariais e nos últimos anos, a mim e a muita gente, chama a atenção o pensamento e a postura de Jorge Paulo Lemann. Segundo a revista Forbes, ele é o brasileiro mais rico do mundo, com uma fortuna calculada em R$ 52 bilhões. Ele e seus dois principais sócios Carlos Alberto Sicupira e Marcel Teles se conheceram no esporte, onde tiveram boa tragetória, partindo depois para negócios em conjunto, quando criaram o Banco Garantia, depois adquiram as Lojas Americanas e a seguir, a Brahma. A gestão exemplar da Brahma permitiu a aquisição das maiores cervejarias do Brasil, iniciando por Skol e Antartica, depois da América do Sul, com Quilmes, Schneider, Patrícia, fusões com as maiores cervejarias da Europa e dos Estados Unidos, criando o conglomerado AB InBev, que é hoje o maior grupo cervejeiro do mundo. Lemann e grupo também são os maiores investidores da 3G Capital, que controla a rede Burger King, a famosa marca de condimentos Heinz, a rede de cafés canadense Tim Hortons, dentre outros.
                Listar que um trio de brasileiros representa o 5º maior negócio de bens de consumo do planeta é uma forma de exemplificar a importância do pensamento de seu líder, Jorge Lemann que considera cinco pontos entre os mais importantes na construção de um negócio ou carreira, que para ele são risco, foco, sonho, gente e eficiência, que detalho a seguir, conforme publicações de entrevistas e ideias deste admirável líder empresarial.
Risco é para ser tomado O risco é uma parte importante da vida, não só na vida comercial, mas em geral. “Tudo tem risco e as pessoas têm que tomá-lo”, diz Lemann. Já está comprovado que quanto mais a pessoa estuda, menos risco ela quer tomar. Quem não se arrisca não faz nada, e quem faz tudo igual aos outros ficará igual aos outros, gerando uma boa dose de mediocridade, por isso, todos deveriam tentar ser excepcionais e fazer algo especial e diferente.
Foco é essencial - Hoje há muita informação circulando e para todos os lados, fazendo com que a maioria das pessoas facilmente perca o foco. Está tudo mudando tão rapidamente, que o foco virou algo essencial. “Esse negócio de ficar fazendo um pouquinho disso, um pouquinho daquilo, não dá certo. Tem que escolher em que você vai focar e ir em frente.”, sugere Lemann. Vemos que muitas das pessoas que conhecemos por grandes sucessos sempre foram “fanáticos” por foco. Sam Walton, que construiu o Walmart, pensava em loja dia e noite. O mega investidor Warren Buffett (6º mais rico do mundo), que é hoje um dos sócios de Lemann, é um sujeito super focado na sua fórmula. Faz negócios diferentes, mas sempre dentro da mesma fórmula e é aí que dá certo.
Sonhar grande – Todos precisam ter um grande sonho, para ter uma meta puxada e isso é extremamente importante para você se motivar e também para atrair outras pessoas pra trabalharem contigo. Todos gostamos de nos aliar a sonhos maiores e Lemann conta que sempre quis ser o melhor tenista do mundo, depois ter a melhor corretora, depois o melhor banco de investimentos, depois a melhor cervejaria do Brasil, depois a maior do mundo e por aí afora. Alguns destes objetivos são alcançados, outros não, mas, na busca do melhor, nos tornamos pessoas melhores.
Gente boa ao seu lado – Ter a capacidade de atrair as melhores pessoas possíveis para se juntarem a sua equipe é fundamental e por isso é preciso investir tempo procurando gente boa, preferencialmente, aqueles que podem se tornar excepcionais.
Eficiência em qualquer lugar - Tudo pode melhorar ou ser feito melhor, em qualquer lugar, mesmo aquilo que já parece bom, sempre pode melhorar. Melhorar a eficiência poupa tempo e dinheiro em qualquer negócio.
                Esta é fórmula de sucesso do admirável Jorge Paulo Lemann: ter gente boa, pensar grande, ser eficiente e ter disposição pra tomar risco. Nada muito incrível, não é? É que sem foco, gestão, dedicação e muito trabalho não há fórmula que dê certo. Os resultados que obteremos serão a partir do risco que queremos correr, de nossas escolhas e nossas atitudes.

                Desejando sucesso a todos deixo um abraço e até a próxima semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...