Acredito que se fala tanto em satisfação do cliente
pelo fato de muitos não conseguirem nem chegar próximo deste quesito mínimo.
Para ser preferido pelo cliente, as vezes é preciso fazer muito, outras vezes
nem tanto, mas é preciso sempre ser a melhor opção.
Vamos lá, cá entre nós, quando precisamos ou queremos
algo, como é nossa escolha? Em última análise, escolhemos sempre a melhor opção
que estiver ao nosso alcance, não é mesmo? Não escolhemos a melhor opção entre
toda as opções existentes, nem entre todas as opções que conhecemos. Escolhemos
a melhor, entre as opções mais convenientes para nós! Isto quer dizer tempo,
prazos, distância, status, praticidade, custo para o cliente, relacionamento,
facilidade, compreensão, dentre outros.

Numa situação em que a concorrência é pouca e o
cliente não tem muitas opções, a tranquilidade é tão grande que pode levar a
uma acomodação perigosa a ponto de não se perceber o surgimento de outras
opções ou de uma parte dos clientes irem em busca de opções que não lhes são
oferecidas, fazendo assim, surgir um novo rival. O único modo seguro de
concorrer e obter fidelidade de quem se deseja é ser a melhor opção para quem
desejamos que esteja conosco por muito tempo.
Para os amigos leitores sugiro algumas questões que
podem auxiliar numa avaliação simples da relação com a concorrência, com os
clientes atuais e com os clientes que queremos:
- quais são todas as
opções que cada segmento dos seus clientes atuais e desejados possuem?
- além dos rivais, que oferecem
algo parecido com o que você faz, no mesmo mercado em que você está, há novos
entrantes que possam vir a oferecer também algo parecido com o dos atuais
rivais?
- além dos rivais e dos
novos entrantes, quais as possibilidades que os clientes possuem, de substituir
o que você e os seus rivais e entrantes oferecem, por soluções que atendem
necessidades do cliente, só que de outra forma?
- com muita sinceridade e
a maior neutralidade possível, pergunte-se: Em quais pontos você tem a melhor
opção a oferecer, frente as demais opções que o cliente pode escolher?
- quais os pontos que você pode melhorar na sua
condição atual para ser a melhor opção de escolha de mais clientes?
- o que você precisaria
implementar para ser a melhor opção de um número maior de clientes?
Muito se fala e se discute sobre ampliação de
mercado, manutenção e atração de clientes, mas quem quiser garantir clientes,
ampliar a abrangência do seu mercado, o número de clientes, vender mais, precisa
aprimorar o seu negócio e ao invés de correr o risco de se perder em meio a muitas
questões e hipóteses que surgem, precisa focar nos fatores que vão garantir que
seja a melhor opção para os clientes que deseja-se manter e atrair.
Desejando ótimos negócios e relacionamentos a todos,
um abraço e até a próxima!
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