quinta-feira, 15 de outubro de 2015

É preciso ser a melhor opção

                Acredito que se fala tanto em satisfação do cliente pelo fato de muitos não conseguirem nem chegar próximo deste quesito mínimo. Para ser preferido pelo cliente, as vezes é preciso fazer muito, outras vezes nem tanto, mas é preciso sempre ser a melhor opção.
                Vamos lá, cá entre nós, quando precisamos ou queremos algo, como é nossa escolha? Em última análise, escolhemos sempre a melhor opção que estiver ao nosso alcance, não é mesmo? Não escolhemos a melhor opção entre toda as opções existentes, nem entre todas as opções que conhecemos. Escolhemos a melhor, entre as opções mais convenientes para nós! Isto quer dizer tempo, prazos, distância, status, praticidade, custo para o cliente, relacionamento, facilidade, compreensão, dentre outros.
                Uma relação com quem consome pode ser simplificada na busca em ser a melhor opção, frente a concorrência pela preferência do cliente. Para ganhar determinado público, é preciso conhecer as opções deste segmento e se posicionar para ser a melhor opção. Se a concorrência for grande, a tarefa será difícil, mas com pouca concorrência, não é preciso muito esforço.
                Numa situação em que a concorrência é pouca e o cliente não tem muitas opções, a tranquilidade é tão grande que pode levar a uma acomodação perigosa a ponto de não se perceber o surgimento de outras opções ou de uma parte dos clientes irem em busca de opções que não lhes são oferecidas, fazendo assim, surgir um novo rival. O único modo seguro de concorrer e obter fidelidade de quem se deseja é ser a melhor opção para quem desejamos que esteja conosco por muito tempo.
                Para os amigos leitores sugiro algumas questões que podem auxiliar numa avaliação simples da relação com a concorrência, com os clientes atuais e com os clientes que queremos:
- quais são todas as opções que cada segmento dos seus clientes atuais e desejados possuem?
- além dos rivais, que oferecem algo parecido com o que você faz, no mesmo mercado em que você está, há novos entrantes que possam vir a oferecer também algo parecido com o dos atuais rivais?
- além dos rivais e dos novos entrantes, quais as possibilidades que os clientes possuem, de substituir o que você e os seus rivais e entrantes oferecem, por soluções que atendem necessidades do cliente, só que de outra forma?
- com muita sinceridade e a maior neutralidade possível, pergunte-se: Em quais pontos você tem a melhor opção a oferecer, frente as demais opções que o cliente pode escolher?
-  quais os pontos que você pode melhorar na sua condição atual para ser a melhor opção de escolha de mais clientes?
- o que você precisaria implementar para ser a melhor opção de um número maior de clientes?
                Muito se fala e se discute sobre ampliação de mercado, manutenção e atração de clientes, mas quem quiser garantir clientes, ampliar a abrangência do seu mercado, o número de clientes, vender mais, precisa aprimorar o seu negócio e ao invés de correr o risco de se perder em meio a muitas questões e hipóteses que surgem, precisa focar nos fatores que vão garantir que seja a melhor opção para os clientes que deseja-se manter e atrair.

                Desejando ótimos negócios e relacionamentos a todos, um abraço e até a próxima!

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