sexta-feira, 29 de setembro de 2017

O sucesso

     O que é sucesso para você? Entendo que para ter sucesso é preciso primeiro ter bem definido o que é sucesso para você. Não precisa dizer para os outros, ou estampar em algum lugar, mas para você, mesmo que intimamente, é preciso definir bem o que é sucesso. Depois, bem... aí é preciso fazer o que tem que ser feito para chegar lá e agir para se manter numa condição que você siga considerando sucesso.
     Alcançar o sucesso é alcançar os seus objetivos, não os objetivos dos outros, nem tão pouco o que possa parecer que os outros, ou que os padrões mundiais (o mundo) considera sucesso. Estamos rodeados de palestras, cursos, livros, textos sobre como chegar ao sucesso. Alguns que admiro e respeito, outros nem tanto, porém, muitos, pregando um modelo de sucesso que ou são a forma dele pensar sobre o seu sucesso, ou são modelos do que é sucesso para os autores ou palestrantes que o próprio autor ou palestrante acompanha. Portanto, é a pregação do que é sucesso para eles ou para a leitura de mundo deles, não representando necessariamente o que é sucesso para você.
     Definido o que é sucesso para você e seus grandes objetivos para as diferentes etapas da vida, já fica mais fácil chegar lá, simplesmente porque com alguns pontos definidos, é possível escolher os caminhos. Algumas condições são fundamentais para se alcançar objetivos, independente do que seja sucesso para você, sendo que uma delas é entender que tudo começa com a intensidade do querer, passa pela consistência da sua determinação e da persistência diante dos obstáculos do caminho. Quem age assim, não tem a garantia de atingir o seu sucesso, mas no mínimo fará coisas que lhe proporcionarão orgulho e gerarão admiração.
     A cada semana que inicia, a cada dia que passa, nos deparamos com tantas coisas a fazer, tantos desafios, tantas tarefas, demandas e compromissos, que muitas vezes é preciso deixar de fazer algumas coisas, deixar de ir a alguns lugares, para focar nos nossos objetivos. Sabendo o que é sucesso para você, é mais fácil fazer esta escolha e uma condição para isso é a capacidade de desapego do que é rotineiro ou habitual. Quais são as demandas, os pedidos, os convites que se não forem aceitos não influenciarão no alcance dos teus objetivos? Peter Druker, considerado o pai da administração moderna disse que “Não há nada mais inútil do que fazer com eficiência algo que não deveria ser feito.”
     Uma caminhada em busca do seu sucesso não deve ser tão repleta de sacrifícios, pois se não tiver umas boas pitadas de diversão, satisfação ao longo das etapas a serem completadas, com o tempo passamos a questionar se vale a pena e se realmente a escolha certa foi feita. Assim, outro requisito imprescindível na busca do sucesso são as atitudes e a coragem que contribuirão para o alcance do sucesso que definimos para nós.
     É preciso fazer o que é certo, e o certo, nem sempre é o mais fácil, o que exige atitude e coragem para agir daquela forma. Lembre-se: o certo é certo mesmo quando a maioria está fazendo outra coisa e que o errado é errado mesmo quando parece que a maioria está fazendo aquilo. Também é preciso lembrar todos os dias de que quando se quer algo que nunca se teve, é preciso fazer algo que nunca se fez, pois seria irracional querer uma vida diferente, fazendo sempre as mesmas coisas e do mesmo jeito. 
     Se você considera hoje o teu sonho muito grande ou muito diferente, é melhor começar fazendo pequenas coisas naquela direção, mantendo um pensando grande, pois com várias pequenas etapas vencidas, as coisas que antes pareciam grandes vão parecer mais facilmente alcançáveis. Martin Luther King recomendava subir os primeiros degraus com fé, mesmo enquanto não conseguimos ver toda a escada. Apenas dê os primeiros passos, que os próximos degraus vão aparecendo.
     Desejando que cada um fique mais próximo do seu sucesso, um abraço e até a semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...