terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Um monumento ao empreendedorismo

        Em cada uma de nossas comunidades temos organizações que orgulham, atraindo olhares, admiração e merecendo nosso respeito. As empresas têm funções sociais da maior relevância garantindo com seus empregos, com os encargos sobre a folha de pagamento, com os investimentos e com seus resultados, a manutenção de uma infinita cadeia de negócios, estruturas, organizações privadas, comunitárias e públicas, que ultrapassa os espaços da comunidade, do município e da região.
      Os planos de saúde, planos dentários, higiene e segurança do trabalho, orientações nutricionais e de saúde, atenção aos relacionamentos, a saúde mental com os descansos semanais remunerados, as férias, os fundos de garantia por tempo de serviço, as gratificações por produtividade, os treinamentos, o apoio a qualificação, os incentivos diversos que são proporcionados aos trabalhadores de tantas organizações da iniciativa privada são apenas alguns dos impactos da função social das empresas, substituindo o Estado muitas vezes, nos cuidados com os cidadãos.
Infelizmente, vivemos num país que ainda tem grande dificuldade para estimular o desenvolvimento de negócios atuais e futuros. As crises cíclicas muitas vezes geradas a partir da política e das práticas partidárias controversas, a insegurança jurídica especialmente em questões trabalhistas e tributárias aumentam o grau de dificuldade e de risco para quem está á frente dos negócios.
Quando homens, mulheres e suas famílias tem plena noção da função social dos seus empreendimentos, e mesmo conscientes das dificuldades de nosso país, criam novos negócios e/ou ampliam os negócios atuais, precisamos aplaudir, comemorar juntos, contribuir com seu desenvolvimento e admirar seus atos torcendo para dar certo para que também outros se encorajem em contribuam com a sociedade de maneira tão nobre.
Na última sexta-feira tive a honra de participar, acompanhando uma comitiva da FAHOR e também colegas da MV Group, na inauguração da nova planta da São José Industrial. A solenidade foi prestigiada por mais de 2 mil pessoas, dentre eles o governador do Rio Grande do Sul, Ministros, Secretários de Estado, Prefeitos da região, muitos empresários e lideranças de entidades, além de colaboradores e fornecedores. Tive o privilégio de participar de 3 visitas ao canteiro de obras que se agigantava a cada etapa, concretizando os sonhos dos 3 sócios, de suas famílias e dos colaboradores, mas não só deles, pois era visível na apresentação e fala dos maiores aos menores fornecedores, o orgulho de estarem participando daquele projeto grandioso.
A nova fábrica é um verdadeiro monumento ao empreendedorismo! Os espaços de trabalho, sejam os de chão de fábrica, com postos de trabalho seguros, ergonômicos, claros e bem equipados, seja nos escritórios da engenharia e administração, organizados, transparentes, integrados, confortáveis, com belíssimo mobiliário e decoração, ou nos espaços de convivência como vários espaços para café, área para confraternizações, mezanino, refeitório, e um belo auditório com lounge, deixam uma mensagem muito marcante da empresa que quer cuidar muito bem de quem lá trabalha.
A nova planta com 23mil metros de área construída, investimento de mais de R$ 50milhões vai permitir ampliar as linhas de produtos, focadas em implementos agrícolas, é um monumento ao empreendedorismo pelo cuidado com o ambiente de trabalho, mas também pela motivação e orgulho gerado aos moradores de São José do Inhacorá e região. Aqueles que empreendem e acreditam no que uma empresa pode fazer por uma comunidade tem na história de 25 anos da São José Industrial, um case inspirador, com evolução e investimentos constantes e focados no negócio. Conheço muitos empresários, vários deles com mais tradição e mais capital do que os empreendedores da São José Industrial, porém poucos com a mesma dedicação e crença e foco no próprio negócio.

Um abraço com o desejo de mais casos inspiradores em 2018!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...