sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Fidelidade aos negócios locais II

Pelos e-mails, mensagens no blog e redes sociais, percebi que o assunto fidelidade aos negócios locais, da semana passada, merece continuidade e para isso aproveito o espaço de hoje. Semanalmente em 12 jornais do RS e SC, e mensalmente em 6 revistas, os textos chegam de forma impressa a mais de uma centena de municípios. Pelo blog www.gestaonegociosecia.blogspot.com e redes sociais chegam bem mais longe e se replicam. Alguns textos agradam mais os empresários, outras vezes aos profissionais, e outras, como a fidelidade aos negócios locais, atinge a todos os que querem mais desenvolvimento para suas comunidades.
Para aumentar o volume de negócios locais é preciso começar com os próprios moradores, que mais fidelizados, poderão auxiliar com suas redes de contatos, dialogando sobre suas experiências, atraindo mais negócios de municípios vizinhos e outros. Para isso é preciso vencer um vício de autoestima, presente em muitas pessoas a quem “a grama do vizinho” sempre parece melhor do que a sua, multiplicado quando se trata de uma comunidade e potencializando o problema para os negócios locais. A quem duvidar, sugiro um teste com a família e amigos, pedindo dicas para adquirir determinados bens ou serviços. Analise os depoimentos em favor e contra os negócios locais. Minha experiência neste sentido é de ouvir muitos mitos, ou seja, opiniões e afirmações que em parte não conferem com a realidade. Assim, entendo que as primeiras ações para valorizar os negócios locais são: superar a baixa estima dos moradores com a sua comunidade e; um conjunto de ações para superar os mitos existentes em relação a vantagens ou desvantagens financeiras, incorporando a comparação de preços, tempo e custos de deslocamentos, fretes, e condições de pagamento.
Em paralelo, são necessárias ações efetivas para melhoria da atratividade dos negócios locais. O envolvimento da administração municipal, principal interessada no aumento do PIB, das instituições de ensino, assim como das entidades representativas da produção local, como ACI, Sindilojas, CDL, Emater, sindicato de trabalhadores rurais, do comércio, da indústria, quanto maior for, maior o efeito positivo. Há muitas possibilidades e cito algumas, que tenho a satisfação de estar envolvido na condição de integrante das direções da FAHOR e da ACIAP, no município de Horizontina-RS.
Uma das iniciativas é o SmartCity, um aplicativo para smartphone pelo qual é possível a todos os negócios locais estarem disponíveis na mão dos moradores, a qualquer hora e em qualquer dia ou local. Lojas de vestuário, calçados, cama e mesa, lojas de móveis, eletro, construção, hotéis, restaurantes, lancherias, farmácias, consultórios, terapeutas, prestadores de serviços, cursos, eventos, supermercados e também entregadores como motos, táxis, fretistas para as entregas estão todos conectados e à disposição num único aplicativo. É muito fácil de utilizar, tanto para empresários cadastrarem produtos com fotografias, preços, e condições, bem como para os interessados consultar, comprar e encomendar, para retirada na loja ou entrega em casa. O aplicativo é de propriedade da Tecnicon, e no município tem apoio da ACIAP e da FAHOR.
Outra iniciativa é a campanha “Horizontina é melhor para você!” com várias ações previstas para valorização da comunidade e dos negócios locais. Uma das ações de fidelização é o  HZ, bônus que os clientes recebem ao comprar nas empresas locais e que podem ser utilizados em compras na mesma empresa ou em outras, participantes da promoção. No promocional de Natal e do último fim de ano, foram distribuídos 60mil HZs em prêmios e algumas empresas e entidades ainda substituíram o presente ou a cesta de Natal por HZs, aumentando o volume de bônus circulante utilizado em compras locais. Os HZs tem paridade total com o real, possuindo um lastro depositado no sistema bancário. As cédulas possuem vários dispositivos antifraude e podem ser acumulados pelos clientes para compras maiores e conforme seus planos. A promoção foi criada pela ACIAP e FAHOR, tem apoio inclusive financeiro, da Administração Municipal e da Câmara de Vereadores, além das empresas participantes.
Podemos falar mais sobre estas e outras iniciativas. O que mais pode-se fazer pela fidelidade aos negócios dos nossos municípios?

Um abraço e até a próxima!

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