sexta-feira, 2 de março de 2018

SmartCity – sua empresa vendendo pelo smarphone


Dando sequencia aos textos sobre ações para potencializar os negócios locais, vou detalhar um pouco mais sobre o já citado, do SmartCity,  um aplicativo criado como alternativa dos negócios locais para competir com vantagens de conveniência e mobilidade, com as vendas pela internet.
A partir de uma pesquisa com empresários locais que tinham muitas queixas em relação a perda de vendas para a internet, foi realizada outra pesquisa com consumidores, para entender os hábitos de consumo e motivos pelos quais compram pela internet. Nestas duas pesquisas muitas informações importantes apareceram e foram discutidas, dando origem ao projeto SmartCity, da empresa horizontinense Tecnicon, que contou com a colaboração da ACIAP de Horizontina, FAHOR e outros.
Na pesquisa com os empresários vieram a tona vários elementos como dificuldades com a tecnologia, custo, desconhecimento de ferramentas de vendas on line, competitividade e outras. Na pesquisa com consumidores locais, o preço apareceu, como era de se esperar, mas acompanhado de vários argumentos importantes como as reclamações sobre o atendimento das lojas físicas, a conveniência de comprar pelo smartphone a qualquer hora e em qualquer lugar, podendo ser a noite ou durante o horário do almoço, ou ainda enquanto aguardam em filas de espera. Os resultados evidenciaram traços de comportamento comum à consumidores em várias partes do mundo, que querem aproveitar de melhor maneira possível o seu tempo com lazer, esporte, família, reduzindo o tempo para pesquisas de preços, compras, entregas, etc.
Para as empresas as facilidades do SmartCity são muitas, começando o custo e a enorme facilidade e praticidade para cadastrar produtos e disponibilizá-los à venda. Após baixar o aplicativo leva em torno de 2min para cadastrar a empresa e começar a cadastrar produtos. Leva aproximadamente 1min para cadastrar cada produto, com foto, preço, características e outros detalhes. É possível realizar promoções que podem ser mensais, diárias ou relâmpago, bem como as empresas e suas entidades associativas como ACI, Sindilojas, CDL podem realizar sorteios, gerar cupons, cartelas, dentre outros. Em poucos minutos, a empresa coloca um grande número de produtos a disposição dos consumidores do seu município. Transportadores, táxis, moto-táxis estão cadastrados e podem ser acionados paras as entregas a domicílio no âmbito do município.
Para os consumidores, logo após baixar o App SmartCity verão que com um único aplicativo poderão ter na sua mão a possibilidade de pedir comida, reservar hotel, comprar ingressos de eventos, realizar inscrições em cursos, solicitar serviços de eletricidade, encanamento, pintura, jardinagem, encomendar roupas, pneus, remédios, móveis, utensílios, equipamentos, fazer orçamentos, ter acesso a serviços públicos, emissoras de rádio, dentre outros. No aguardo de uma consulta, de um atendimento, ou a qualquer hora em casa o cidadão pode solicitar muitos tipos de serviços e comprar praticamente todos os produtos disponíveis nas empresas do município que podem ser entregues na sua casa, no horário combinado.
O SmartCity é um excelente exemplo de como podem ser criadas soluções para competir com vendas on line de outros municípios, estados e países, desenvolvendo os negócios locais. Quase todos os negócios de Horizontina, que tem servido como experiência e desenvolvimento do aplicativo em evolução constante, já estão conectados e à disposição dos moradores locais. Os municípios de Santo Ângelo e Crissiumal, tiveram lançamento do SmartCity no fim de 2017 e também começam a fazer frente a concorrência das vendas on line.
Agora os empresários locais que reclamavam da competição com as vendas pela internet tem à disposição uma alternativa com tecnologia de ponta, que coloca suas empresas nas mãos dos moradores, durante 24h por dia, durante a semana, sábados, domingos e feriados.
Você conhece uma boa experiência de desenvolvimento dos negócios locais? Podemos compartilhar neste espaço.
Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...