sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Verdades sejam ditas


      “Verdade seja dita” é uma expressão popular e bastante utilizada, mas neste período da chamada pós verdade, onde os discursos, os textos, as afirmações mesclam verdades parciais e mentiras que convém, onde as fake news, atrapalham e atrasam a vida de quase todos, mais do que nunca, precisamos que as verdades sejam ditas, e mostradas de diferentes formas.
Embora possam ter milhões de seguidores e aumentando, os influencers que não estudaram, que não leem, parecem viver num mundo a parte, também parecem não se importar em propagar ideias que não condizem com a realidade, nem com a ciência, defendendo “fakes’ de todo o tipo, incluindo aquelas com consequências para a saúde física, mental e financeira das pessoas e das organizações. Quem se beneficia destas ações possivelmente são aqueles patrocinadores que ficam nos bastidores e não aparecem para não vincular sua imagem as ideias falsas e distorcidas. Verdade seja dita: para escrever, apresentar ideias é preciso estudar o assunto, ler mais, entender as consequências tendo responsabilidade sobre o que vai propor,  assim como para ensinar, é preciso aprender continuamente!
      O mundo não é dos espertos, escreveu Chico Xavier, é das pessoas honestas e verdadeiras, verdade seja dita, pois esta esperteza sem-vergonha, mais cedo ou mais tarde vira vergonha. Por outro lado, tempo faz a honestidade se transformar em exemplo. A malandragem, a esperteza corrompe os valores, a vida, a honestidade, a verdade enobrece a alma. Edgar Abbenhusen, escritor popular nas mídias sociais complementa, dizendo que o mundo é de quem pensa no quanto cada uma das suas ações e decisões podem auxiliar ou prejudicar alguém. Verdade seja dita, o mundo é de quem respeita os outros, não fura a fila, não tenta levar vantagem em tudo o que pode...  E de quem, antes de ser verdadeiro com os outros, é verdadeiro consigo mesmo.
    Verdade seja dita, os exemplos positivos, as pessoas que admiramos e reverenciamos mesmo muito tempo depois de sua morte é lembrado pelo seu legado e empresta nome as ruas, prédios, praças, parques, bibliotecas, e outros, além de serem fontes de inspirações e grandes ideias, nos mostrando que o mundo é das pessoas verdadeiras, honestas, capazes de ter empatia, entender e colocar-se no lugar dos outros!
       Se o mundo fosse dos espertos, não teria tanta gente retrocedendo... Nunca soube que malandragem desse futuro, nunca vi a pressa trazer perfeição e excelência, assim como nunca soube de trapaceiros que ficassem felizes por muito tempo. Então não inveje a esperteza dos tolos, que quase sempre leva a lugar algum. A terra que habitamos é dos sábios, inteligentes e corajosos. Sobrevive quem tem fé, quem arrisca, quem está disposto a aprender até com quem parece não ter nada pra oferecer... Que a vida nos ensine e que Deus nos surpreenda (Cecília Sfalsin)
     Verdade seja dita, o mundo é de quem consegue equilibrar os desafios, as necessidades e os desejos. O mundo me parece ser dos sábios, dos persistentes, dos responsáveis, das pessoas de fé.
     Abbenhusen termina uma de suas postagens dizendo que ouvimos: “ah, mas vejo muitos espertos se dando bem por aí” e ele responde: “e é exatamente por isso que o mundo sempre dá voltas completas e justas...”
     Verdade seja dita, aqueles que têm opiniões, frases, postagens, textos, vídeos verdadeiros,  honestos, baseados em fatos, números, estudos, ciência, não tem muito seguidores, nem chamam tanto a atenção, nem tem muitos patrocinadores, a moda é chamá-los de chatos, mas são cercados de gente verdadeira, honesta, sábia, de valor e que tem muito futuro. 
     Um abraço e até a próxima! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...