terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Uma vida para se orgulhar no futuro!


         Uma frase que gosto de lembrar aos amigos que buscam conselhos, opiniões, é “Você faz suas escolhas e suas escolhas fazem você.”, de Steve Beckman. Esta ideia está presente em palavras bíblicas, mas também em provérbios chineses e ainda, em pensadores gregos. “A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória.”.. e por aí vai.
       Diz-se que a felicidade está no equilíbrio. Portanto, fazer escolhas considerando o equilíbrio entre as possibilidades, pode levar mais facilmente ao que cada um considera felicidade. Ralph Marston lembra que mesmo as melhores coisas da vida podem deixar de fazer bem, quando são levadas ao extremo. Muita gente lida com aquilo que gosta como se mais fosse melhor, todavia, isso raramente é verdade. Veja por exemplo, que alguns dias no seu local preferido para as férias é ótimo, mas depois de vários dias os problemas começam a aparecer com maior volume e evidência.
Sabendo que para quase tudo em nossa vida existe um limite, é lógico que “mais” não significa “melhor”. Em sua publicação “Extremos”, Marston escreve que nem sempre estamos com o foco correto quando queremos mais, pois muitas vezes, na verdade, o que queremos não é mais do mesmo e sim, aquilo, melhor. Um exemplo, seria quando temos fome e comemos mais, na verdade, estamos precisamos é de comida mais nutritiva e/ou mais saborosa. Outro exemplo é quem já tem bastante e quer muito mais dinheiro, deveria lembrar que esse esforço seria mais bem investido se gastasse o que já tem com mais sabedoria. Outra situação clássica são aquelas pessoas que já são elogiadas por sua beleza e seguem fazendo tratamentos, cirurgias, e outros, mas precisam na verdade, de melhor estima, sabedoria e qualidade de vida, não de mais tratamentos de beleza.
No fundo, sabe-se que quem está constantemente buscando mais e mais, e mesmo assim nunca está satisfeito, é porque provavelmente nunca vai se satisfazer com aquilo. Para Marston, a intenção de conseguir mais é sempre uma resposta óbvia e simples, mas isso não significa que seja a resposta certa. É preciso substituir a busca incessante pela quantidade, pela busca da qualidade. Quando você se der conta de que está precisando ir ao extremo para conseguir mais, é preciso avaliar se não seria melhor mudar um pouco de direção, buscando coisas diferentes e melhores para sua vida. Experiências diferentes, desconhecidas até, são sempre aprendizado e isso pode ser melhor do que ter mais daquilo que você já conhece.
Uma vida rica é uma vida diversificada de condições, fatos, experiências, erros e acertos, fracassos e vitórias. A qualidade pode existir independentemente da quantidade, pois mais do mesmo, mesmo que seja de algo muito bom, não significa melhor. Ao invés de preocupar-se em conseguir mais para ser mais feliz, penso que o foco de todos os esforços deveriam ser na busca de uma vida da qual  possamos nos orgulhar no futuro. Investir toda e a melhor energia procurando o melhor para quem está próximo, e para sua vida, pensando no legado de sua passagem por aqui: o que ficará, para ser lembrado pelas pessoas, quando lembrarem de seu nome, por onde passou.
                Pense no seu legado! Um grande abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...