Chegamos novamente na melhor época para o
varejo e insisto em lembrar que a concorrência está cada vez mais forte, tanto
em opções físicas quanto digitais. Admiramos muitos acertos, bom gosto,
novidades, mas também percebemos os erros, ou desatenções nesta fase tão
esperada.
Cada um de nós poderia fazer uma lista
daqueles pontos que nos fazem comprar mais, voltar sempre, ou então, não mais
voltar e ainda alertar os amigos. Com base em Raul Candeloro, editor da Revista
Venda Mais, listo alguns pontos a serem observados pelos lojistas, buscando a
melhor preparação para a época em que uns buscam boas vendas e outros, a
satisfação de desejos.
- Faça um bom planejamento para aproveitar todas as muitas oportunidades
que o Natal oferece, lembrando que as famílias se preparam cada vez mais cedo;
- Envolva TODA a sua equipe na busca pelo aproveitamento das
oportunidades;
- Defina claramente as metas de vendas para o Natal e Ano Novo,
inclusive com metas específicas por linha de produtos, por profissional, por
loja, etc.;
- Procure criar campanhas promocionais com bens e serviços adicionais
que agreguem valor percebido e lucratividade;
- Se nas campanhas for possível acrescentar prêmios que gerem
experimentação de novos produtos, você ainda aproveita para gerar mais possibilidades
de vendas e propagação sobre o que você oferece;
- Crie campanhas internas estimulando a equipe comercial e as equipes de
apoio. Não esqueça do pessoal que é chave do processo e nem todos percebem;
- Estimule a antecipação de compras por parte de clientes, utilizando a
criatividade da sua equipe para criar diversas ações. Com isso você pode se antecipar
a concorrência e ainda reduzir o acúmulo de clientes no mesmo período, o que
sempre dificulta o bom atendimento;
- Utilize as mídias sociais e pesquisas por e-mail para detectar
rapidamente o que vai vender mais e certifique-se de que a falta de produtos
não vai atrapalhar o melhor aproveitamento desta época;
- Seja ágil e esteja preparado em termos operacionais, logística e
treine o pessoal para receber um fluxo maior de clientes, telefonemas, mensagens,
e-mails, pedidos, reclamações, etc.;
- Crie e distribua para os clientes mais fiéis e com maior potencial,
vale-compras ou vale-desconto para estimular compras futuras e recompras. Sabendo
que uma parte dos clientes só compra da sua loja neste período, não perca o melhor
momento para estimular o aumento da frequência deles no próximo ano;
- Dê e faça ofertas especiais e tratamento “VIP” a quem JÁ É cliente,
pois eles esperam ser tratados de forma especial, principalmente neste momento
em que há um acúmulo de clientes na empresa e muitos deles eventuais;
- Cadastre os clientes novos para contatos futuros e pós-venda. É
preciso investir um pouco de tempo de sua equipe agora, para colher depois,
então, o cadastro precisa ter informações corretas e completas para os futuros
contatos;
- Prepare a equipe para fazer o pós-venda e construir relacionamentos.
Será fundamental para melhorar o desempenho nos meses seguintes, onde
normalmente reduz o movimento;
- Alinhe-se a uma causa social (responsabilidade social), mas atenção, a
uma (não a várias) para dar foco e que a sua contribuição traga resultados para
a causa e para a sua marca.
Finalizando, tendo este check-list como
referência, você pode acelerar os preparativos para os negócios do fim de ano. Como
está sua lista de ações práticas e objetivas para aproveitar melhor as
oportunidades de vendas no Natal? Se a lista estiver grande, priorize, convide
a sua equipe e mãos a obra!
Desejo ótimas vendas e até a
próxima!
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