quarta-feira, 6 de julho de 2022

Foco para objetivos


          Alcançar um objetivo pode ser uma tarefa muito árdua quando não se coloca foco no que é necessário para alcançá-lo. Mesmo que estejamos apaixonados por aquele objetivo e queiramos aproveitar logo os resultados, as distrações, mesmo com outros projetos, objetivos, mídias sociais, entretenimento, dúvidas, tarefas diárias podem tornar quase impossível se concentrar no que precisa ser feito para alcançar o objetivo maior.

          No texto de hoje resgato uma postagem feita há algum tempo pela redatora do site Entrepreneur, Nina Zipkin, quando reforçou a importância do foco para alcançar objetivos. Entrepreneur (Empreendedor) é um site que há anos se dedica a orientar pessoas a ter melhor desempenho em suas atividades, seja no seu negócio ou colaborando em outros empreendimentos.

          A primeira recomendação é sempre diminuir a quantidade de ruído na mente, e na sequencia, parar com a ideia e tentativas de ser multitarefa. Ao invés de tentar tocar várias coisas ao mesmo tempo, está provado que atender uma tarefa de cada vez é muito mais produtivo. Iniciar o dia colocando a mente para funcionar logo em tarefas mais difíceis desafiando-se com um esforço maior e mais criativo pode tornar o dia mais produtivo do que iniciar vendo mensagens e e-mails.

          Uma boa maneira de focar num projeto é bloqueando a agenda para atendimentos durante 1 a 2h por dia, silenciando o barulho ao seu redor. Um controle do que se consegue produzir neste tempo a cada dia é fundamental para medir o quanto está funcionando e se o tempo é suficiente para alcançar o referido objetivo.

          É bem difícil manter a concentração o dia inteiro olhando para uma tela. Por isso, caminhar por uns 20min, tomar ar fresco, se movimentar, beber bastante água e descansar um pouco vão ajudar no foco do objetivo. Meditar, orar, refletir em algum momento do dia também é importante, assim como iniciar as reuniões com uma breve reflexão espiritual, e/ou motivacional. Conte com a tecnologia, aplicativos e agenda eletrônica para ajudar a lembrar destas paradinhas que são tão importantes, bem como entender como está a sua produtividade, quais os pontos estão demorando mais, assim por diante. 

          Está bem frequente o uso de fones de ouvido no trabalho, nas mais diversas atividades. Muitas vezes a ideia é tirar o ruído de fundo para aumentar a concentração, todavia o que está nos fones pode distrair ainda mais. Músicas com letras podem tirar o foco de tarefa que precisa ser concluída, então as melhores para este fim são as instrumentais como clássica ou eletrônica. 

          Simplifique a comunicação, para melhor concentração, foco e agilidade. Quem tem o hábito de “zerar” a caixa de entrada antes de enfrentar as tarefas que levam ao alcance de seu objetivo deve pensar em como se livrar de muitos e-mails que não são mais lidos ou não lhe são mais tão úteis. Avaliar se ainda vale a pena se manter em listas de e-mails como determinadas news é importante para, se for o caso, pedir exclusão e reduzir o volume de e-mails recebidos. Uma avaliação constante pode ser nas trocas de e-mails e mensagens de aplicativos longas, que poderiam ser substituídas com mais agilidade por telefone ou pessoalmente. As vezes os 5min para ir ao espaço dos colegas ou telefonar pode ser mais produtivo do que escrever uma troca de e-mails, ou mensagens de texto ou áudio, além de deixar claro para os colegas que aquela ação deve ser agilizada.

          Reduzir o nível de ruído no ambiente e na mente não quer dizer silêncio total. Algum nível de atividade no ambiente, até uma brincadeira vez por outra pode beneficiar a capacidade de realizar tarefas criativas, desde que haja atração para uma conversa mais extensa. O ambiente de trabalho ideal para a criatividade e inovação tem algum ruído de fundo, e o desafio é encontrar um equilíbrio delicado no som e movimentos do ambiente. 

          Desejando mais produtividade e foco nos objetivos, deixo um abraço e até a semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...