Começo com uma
frase de Tiger Woods, multicampeão de golf para inspirar os pensamentos e as
atitudes dos amigos leitores, especialmente aqueles que atuam em atendimento do
público e vendas: “Eu não busco a perfeição, porque ela é inatingível. Tudo que
busco é a excelência profissional.”
Dias atrás um
pesquisador da área de vendas comentou numa live que por incrível que pareça, o
bom atendimento ainda é um luxo... Constatação feita a partir de pesquisas de
comportamento do consumidor, nas perguntas sobre como percebem o atendimento
recebido. Seguindo a reflexão, deixo algumas questões: Como é o atendimento no
seu negócio, na sua organização? Quando alguém faz contato sobre preços,
propostas, pesquisa, agendamento, como é o tratamento?
É preciso que as pessoas que atuam no
atendimento ao público percebam sempre que estão diante de outras pessoas que
tem sentimentos, percepções, inteligência e que tomam decisões importantes que
geram impacto nos futuros dos negócios. Seja face a face, telefone, email,
whatsapp, chat, sempre há uma pessoa do outro lado, dotada de mente, coração e
espírito. É preciso um esforço de cada profissional para se conectar com a quem
está naquela função de comprador, contato, representante, pesquisador,
procurando e estabelecendo um vínculo. Conforme este vínculo vai sendo fortalecido
é possível saber um pouco mais sobre quem está contatando e assim, mais
facilmente encontrar formas de estimular relacionamentos que resultem em mais e
melhores negócios.
Quem tem equipe de vendas deseja aquela
equipe apaixonada conforme se propõe em palestras, cursos e livros, porém, na
prática, não é nada fácil. Para tentar chegar lá é preciso lembrar que vendas e
negócios não costumam ser tão românticos quanto algumas vezes pode parecer e
também por isso, não é tão fácil fazer toda uma equipe se apaixonar pelas
vendas do seu produto. É preciso lembrar também que vão se apaixonar por vendas
aquelas pessoas que decidiram ser profissionais de vendas e entender que aqueles
que só “estão” vendedores até que surja outra oportunidade que considere melhor,
dificilmente se apaixonará por vendas.
Uma carreira em vendas exige preparação
como outras tantas boas carreiras. Perceber a profissão como uma carreira é o
primeiro passo, pois assim a pessoa vai buscar ser reconhecida na função e
área. Renovar diariamente as energias, definindo metas que levem ao sucesso em
vendas requer disciplina e é um bom caminho para a preparação.
Manter-se atualizado, estudando temas
relacionados a profissão ajudam a manter o entusiasmo em algo, o que é muito
importante para vibrar a cada venda realizada, comemorando e sentindo a
felicidade de conquistar um novo cliente, uma nova venda, assim por diante.
O final do expediente é ótimo para uma
análise dos contatos, como foram os diálogos, as visitas realizadas e o
aproveitamento de cada um dos relacionamentos em andamento, o que pode auxiliar
no entusiasmo para o dia seguinte. Quem ajuda o cliente a resolver um problema,
bem como a obter sucesso com o seu produto (bem ou serviço) gera uma percepção
positiva e colherá fidelização, indicação de novos clientes, além do fato de
gerar uma boa lembrança para que sempre que precisarem ou souberem de alguém
que precisa, vão lembrar de você e sua boa vontade em orientá-lo.
Finalizo lembrando que é preciso
investir tempo e energia para conhecer novas pessoas todos os dias e aproveitar
para crescer profissionalmente, pois além de enriquecer a lista de possíveis
novos contatos comerciais, renovar e ampliar a carteira de clientes, ter mais
conhecidos e amigos, é sempre prazeroso.
Desejando
ótimos negócios a todos, deixo um abraço e até a semana que vem!
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