Em
2017, quando li “Por Quê?: Como grandes líderes inspiram ação”, de Simon Sinek, que
poderia ter o título da tradução literal “Comece com o Porquê”, compartilhei
alguns trechos neste espaço. Revendo um trecho do livro entendi que era o
momento de retomar a reflexão sobre o porquê fazemos o que fazemos.
As pessoas não compram o quê
fazemos, pois compram o motivo pelo qual fazemos o que fazemos! É uma ideia com
afirmação intrigante e desafiadora, acompanhada por cada vez mais gente, reafirmada
em avaliações de negócios e de atividades profissionais. Simon
Sinek reafirma nesta obra que um propósito bem definido é capaz de inspirar
pessoas e organizações a agir. Especialmente quem trabalha com bens e serviços
que buscam alguma diferenciação frente ao que já existe no mercado, oferecendo mais
valor para os clientes, precisam ter no propósito um dos principais meios de
diferenciação e de criação de vínculos com seus públicos.
Pessoas com propósito
inspiram quem está a sua volta e assim realizam grandes feitos, que por sua
vez, inspiram ainda mais pessoas, e esta espiral pode dar a volta ao
mundo. Dentre outras formas de apresentar o tema, destaca-se o que Simon
chama de “Círculo de Ouro”, para que possamos avaliar e ter presente “por que
nós fazemos o que fazemos”. A intenção é uma reflexão em três níveis, iniciando
com o “por que”, depois o “como” e finalizando com “o que”. Esta sequencia é
considerada a mais correta para que as pessoas e as organizações possam pensar,
agir e se comunicar de dentro para fora. Infelizmente muita gente e muitas
organizações entram em dificuldades por começar pelo “o que”, ou seja “fazem”,
e algumas destas procuram descrever o “como fazem” e raramente e por último, deixam
claro o motivo pelo que fazem, ou seja, vão do mais claro para o mais difuso.
Aqueles que inspiram as
pessoas a agir e, por isso se destacam, começam sua abordagem com o “porquê”, fugindo
do tradicional e do comportamento da maioria, conseguindo no entanto,
resultados melhores, por se tornarem mais autênticos. Quando uma pessoa ou uma
empresa deixa claro o porquê ela faz o que faz, ela supera a razão da compra ou
escolha, e passa a ser vista como protagonista de uma causa. Uma boa pergunta
para começar a reflexão é: Qual é a sua causa?
O propósito da marca/organização
é o centro do negócio e quando explorado adequadamente traz vantagens importantes
frente aos demais, orientando como o motivo, a maneira e o quê é oferecido será
percebido. Esta abordagem torna a comunicação mais eficiente reduzindo o risco
de ser percebido como “mais um/a”. Como base no propósito de marca a
organização age de forma legítima, pois diminui a necessidade de correr atrás de
uma diferenciação que pode ser intangível e suas ações de marketing, bem como
as ações de comunicação com os diferentes públicos passam a fluir mais naturalmente
orientadas e sustentadas por conceitos mais claros para todos. Este conjunto
auxilia no entendimento de quem é a empresa e com quais públicos ela quer se
relacionar, aumentando o poder da mensagem e proporcionando maiores e melhores oportunidades
de aproximação e interação com seus públicos, que por sua vez, passam a ter
maior disposição para criar e manter relacionamentos com a equipe, com a marca,
com os bens e serviços oferecidos.
Refletir sobre o porquê
fazemos o que fazemos, porquê esta organização existe, o porquê ela faz o que
faz e depois deixar claro para os seus públicos vai contribuir muito com o
futuro do negócio!
Aproveite o início do ano e
comece hoje!
Um abraço e até a próxima!
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