Todas as pessoas que trabalham em equipe são desafiadas a desenvolver (e
manter) habilidades interpessoais visando melhorar a comunicação, o engajamento
de colaboradores e a produtividade na busca pelos objetivos, independente da
natureza da organização.
Liderar e gerenciar as equipes com mais eficiência, num momento em que
os comportamentos mudam tão rápido quanto a tecnologia, é altamente desafiador
e quem desenvolve as chamadas softskills, ou habilidades finas, leves e
intangíveis de trabalho em equipe, se credencia para o sucesso nos níveis mais
altos das organizações. Começam os planos para 2024 e a preparação das
lideranças é altamente estratégica, especialmente na busca pela melhoria de
processos de comunicação, motivação, resolução de conflitos e desenvolvimento
de habilidades interdisciplinares.
Com o volume e a diversidade de informações a que todos estamos
submetidos ao longo do dia, a melhoria dos processos de comunicação, com mais
clareza, objetividade, direcionamento de ações e inspiração das pessoas e das
equipes é crucial para o desenvolvimento do negócio. As lideranças que promovem
capacitações de suas equipes, se adaptam e adaptam ambientes de trabalho para
serem mais saudáveis e produtivos contribuem decisivamente com suas
organizações, que vão se valorizar cada vez mais.
A convivência entre diferentes gerações nos mesmos ambientes de
trabalho, se bem desenvolvida e aproveitada tende a promover muitos ganhos para
as equipes e resultados para as empresas que as estimularem. Equipes que, mais
do que toleram, acolhem e, melhor, aproveitam as potencialidades de diferentes
gerações tendem a ser muito interessantes para se trabalhar, mais inteligentes,
mais produtivas e especialmente vencedoras. Equilibrar o entendimento daqueles
que consideram o trabalho uma missão de vida, com os que se motivam por
realizações e renda, e também com aqueles que querem experiências de trabalho
que proporcionem felicidade, mais renda e realizações é um desafio para as
lideranças, que quando vencido, oferece os melhores resultados.
Conflitos podem surgir em grupos
de todos os tamanhos e de todas as configurações de gerações, gênero e locais
de origem. A maneira como cada equipe lida com os conflitos pode ser orientada
pela liderança de modo a gerar um aprendizado que oferece maneiras construtivas
e enriquecedoras para gerar soluções. Mais respeito, empatia, tolerância,
compreensão, desprendimento de processos imutáveis, proporcionam soluções mais
inteligentes e engrandecedoras.
Você realmente sabe o que estimula cada pessoa da equipe? – E a equipe
como um todo? Uma das funções da liderança é inspirar as equipes e por isso,
quando um/a líder passa mensagens pessimistas, dúbias, ou inseguras quanto ao
propósito e ao futuro, ele/a está descumprindo a missão que lhe foi dada para
liderar. Reconhecer o esforço das pessoas individualmente e também das equipes
é crucial para manter o engajamento e a dedicação. Sabe-se que reconhecer as
conquistas, mesmo que pequenas, estimula ambientes vencedores, por meio do
engajamento. Esta orientação pode ser um grande diferencial para alguns setores
onde o fim do ano é o período de maior faturamento.
Desenvolver habilidades continuamente em todo o time é outra parte da
missão da liderança, pois investir na melhoria das habilidades das pessoas da organização
é mais importante do que investir em prédios, máquinas e equipamentos. Um
negócio promissor precisa de investimentos e treinamento de equipes, o que deve
estar sempre entre as prioridades.
A liderança é fundamental para a prosperidade de qualquer negócio, e
quanto mais desafiador o mercado em que a empresa atua, mais impactante se
tornam as habilidades e competências da liderança. A própria preparação de
novas lideranças é um ato que demonstra a crença da liderança atual no futuro
da organização, fazendo parte da missão do seu cargo.
Um abraço e até a próxima!
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