sexta-feira, 8 de setembro de 2023

Liderando para melhores resultados

 


Todas as pessoas que trabalham em equipe são desafiadas a desenvolver (e manter) habilidades interpessoais visando melhorar a comunicação, o engajamento de colaboradores e a produtividade na busca pelos objetivos, independente da natureza da organização.

Liderar e gerenciar as equipes com mais eficiência, num momento em que os comportamentos mudam tão rápido quanto a tecnologia, é altamente desafiador e quem desenvolve as chamadas softskills, ou habilidades finas, leves e intangíveis de trabalho em equipe, se credencia para o sucesso nos níveis mais altos das organizações. Começam os planos para 2024 e a preparação das lideranças é altamente estratégica, especialmente na busca pela melhoria de processos de comunicação, motivação, resolução de conflitos e desenvolvimento de habilidades interdisciplinares.

Com o volume e a diversidade de informações a que todos estamos submetidos ao longo do dia, a melhoria dos processos de comunicação, com mais clareza, objetividade, direcionamento de ações e inspiração das pessoas e das equipes é crucial para o desenvolvimento do negócio. As lideranças que promovem capacitações de suas equipes, se adaptam e adaptam ambientes de trabalho para serem mais saudáveis e produtivos contribuem decisivamente com suas organizações, que vão se valorizar cada vez mais.

A convivência entre diferentes gerações nos mesmos ambientes de trabalho, se bem desenvolvida e aproveitada tende a promover muitos ganhos para as equipes e resultados para as empresas que as estimularem. Equipes que, mais do que toleram, acolhem e, melhor, aproveitam as potencialidades de diferentes gerações tendem a ser muito interessantes para se trabalhar, mais inteligentes, mais produtivas e especialmente vencedoras. Equilibrar o entendimento daqueles que consideram o trabalho uma missão de vida, com os que se motivam por realizações e renda, e também com aqueles que querem experiências de trabalho que proporcionem felicidade, mais renda e realizações é um desafio para as lideranças, que quando vencido, oferece os melhores resultados.

 Conflitos podem surgir em grupos de todos os tamanhos e de todas as configurações de gerações, gênero e locais de origem. A maneira como cada equipe lida com os conflitos pode ser orientada pela liderança de modo a gerar um aprendizado que oferece maneiras construtivas e enriquecedoras para gerar soluções. Mais respeito, empatia, tolerância, compreensão, desprendimento de processos imutáveis, proporcionam soluções mais inteligentes e engrandecedoras.

Você realmente sabe o que estimula cada pessoa da equipe? – E a equipe como um todo? Uma das funções da liderança é inspirar as equipes e por isso, quando um/a líder passa mensagens pessimistas, dúbias, ou inseguras quanto ao propósito e ao futuro, ele/a está descumprindo a missão que lhe foi dada para liderar. Reconhecer o esforço das pessoas individualmente e também das equipes é crucial para manter o engajamento e a dedicação. Sabe-se que reconhecer as conquistas, mesmo que pequenas, estimula ambientes vencedores, por meio do engajamento. Esta orientação pode ser um grande diferencial para alguns setores onde o fim do ano é o período de maior faturamento.

Desenvolver habilidades continuamente em todo o time é outra parte da missão da liderança, pois investir na melhoria das habilidades das pessoas da organização é mais importante do que investir em prédios, máquinas e equipamentos. Um negócio promissor precisa de investimentos e treinamento de equipes, o que deve estar sempre entre as prioridades.

A liderança é fundamental para a prosperidade de qualquer negócio, e quanto mais desafiador o mercado em que a empresa atua, mais impactante se tornam as habilidades e competências da liderança. A própria preparação de novas lideranças é um ato que demonstra a crença da liderança atual no futuro da organização, fazendo parte da missão do seu cargo.

Um abraço e até a próxima!

 

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