Novos tempos e
novos desafios chegam a todo o momento e para todos os setores. A prestação de
serviços é o setor que possui o maior número de MEI’s, micro e pequenas
empresas e corresponde a maior fatia do PIB brasileiro. O crescimento do setor
de serviços nas últimas décadas é um bom sinal do amadurecimento da economia. A
modernização e a diversificação dos serviços vêm atraindo cada vez mais gente e
investimentos para o setor. No entanto, nas maiores e mais tradicionais áreas
de prestação de serviços, há muitas oportunidades de modernização.
Estar aberto a
mudanças e adaptar-se a elas é o primeiro passo aos prestadores de serviços,
especialmente os mais tradicionais. O cliente nem sempre tem razão, mas é muito
importante que seja dito o que ele deve querer, ou seja, muitas vezes é preciso
ajudar o cliente para ir na direção certa.
Em muitos casos da
prestação de serviços, “tamanho não é documento”, pois a visão, o
profissionalismo e o atendimento são mais importantes. O futuro não é mais dos
especialistas, mas daqueles que sabem procurar as respostas que ainda não
sabem. Não é preciso buscar o ótimo sempre, mas deve ser procurado o
suficientemente bom, estando aberto para as atualizações.
O negócio não é o
que pensamos dele, mas sim, o que os clientes compram, lembrando que diferentes
clientes compram aspectos bastante diferentes, do mesmo negócio.
Empresas tem que se
preocupar em pagar bem o capital intelectual dos colaboradores e estes precisam
se preocupar em ter o capital intelectual que interessa para os negócios.
Ambos, precisam estar preparados para sobreviver em momentos de instabilidade e
indefinição. Estimule o trabalho em equipe, mas não se esqueça que os
profissionais rebeldes, são fundamentais para o negócio.
É muito importante
a atenção de todos para não permitir que os táticos tomem o lugar dos
estratégicos! Na área de serviços também é muito importante ser pioneiro em
algumas frentes. Por isso, vislumbre investir em serviços apontados pelas
tendências ou ainda, em algo que não exista no mercado.
Deixe bem definidas
as informações sobre os serviços que você presta, tanto no site, quanto nas
redes sociais, e em meios físicos também. Disponibilize todos os detalhes de
forma objetiva e resumida, usando bem as imagens, pois muitas vezes é a melhor
forma de passar uma boa ideia dos resultados dos serviços ou da forma como sua
empresa os presta. Além das pessoas entenderem muitas coisas a partir de
imagens, mais do que textos e áudios, seu serviços serão melhor entendidos e
melhor memorizados.
Conquiste parceiros
de renome, pois na venda de serviços é preciso estar integrado com os melhores
fornecedores. Serão estas parcerias que darão credibilidade tanto no início,
quanto mais adiante, para entrar em novos mercados.
Fique de olho no
universo online, onde surgem oportunidades de parceiros, fornecedores, e também
possíveis novos concorrentes, substitutos, etc. Aproveite todas as
oportunidades de promover os serviços pela internet, mesmo que seja só para o
seu bairro, ou sua cidade. No digital, gere conteúdo sobre os serviços que a
empresa presta, lembrando que as pessoas buscam saber mais sobre a maioria dos
produtos e serviços, antes de qualquer decisão de compra ou adesão.
Por fim lembre que
é fundamental uma boa campanha, com preços competitivos, bons anúncios,
melhoria do atendimento e a entrega superando a expectativa dos clientes.
Um abração, com o
desejo de sucesso e prosperidade aos negócios dos leitores para 2024!
Nenhum comentário:
Postar um comentário