segunda-feira, 14 de maio de 2012

Entendendo o consumidor de calçados e confecções

Compartilho hoje com os amigos leitores, um pensamento atribuído a Roosevelt: "Aquele que não aproveita a oportunidade, passa o resto da vida a pensar nela.”

Entendendo o consumidor de calçados e confecções
Conforme vimos discutindo em tantos espacos, entender o comportamento do consumidor é algo que todas as organizações almejam e necessitam, porém é uma tarefa cada nem sempre muito fácil. Acrescenta-se que as características dos consumidores variam conforme o segmento, o local, a situação, e ainda, que é preciso conhecer a seus concorrentes muito bem.
A partir das pesquisas que temos realizado recentemente (Daniele Pedrolo – Unijuí, Michele Ghellar - Referenda Consultoria e eu) no varejo de confecções e calçados da região noroeste, verificou-se que os principais fatores impactantes na decisão de compra dos consumidores de vestuário são o atendimento, a variedade e as ofertas. Para que os clientes permaneçam mais tempo no interior das lojas, o bom atendimento foi citado por 19% dos clientes, sendo um dos fatores que mais influencia neste quesito, seguido da variedade, para 17% dos entrevistados. Dentre os fatores que mais contribuem para que os clientes retornem às lojas para realizar suas compras, as ofertas foram citadas por 42,9% dos consumidores.  
Outra grande preocupação dos gestores do varejo sempre é o que mais atrai o seu público alvo para dentro da loja e as pesquisas mostraram que 60,2% dos entrevistados responderam que a vitrine exerce esta atração, mesmo para aqueles que não tinham planejado entrar na loja. Para ser atraente, a vitrine deve receber especial atenção dos gestores como sendo uma das mídias mais importantes do ponto-de-venda, sendo atualizada constantemente, com produtos de acordo com o estilo da loja e motivos que atraiam o público desejado.
Estas e outras questões mostram a alta relevância de pontos conhecidos dos lojistas e estudiosos da área, mas principalmente, que é preciso constantemente conhecer, avaliar e agir a partir do comportamento dos clientes que a organização quer atrair. Especialmente em pequenos municípios, onde o varejo local perde parte das compras dos seus moradores para lojas de municípios maiores, identificar as forças e as fraquezas das lojas, bem como desenvolver propostas que contribuam com a fidelização de consumidores e conseqüentemente para o desenvolvimento do setor, mostra-se cada vez mais importante e impactante nos resultados do varejo local.

Leia mais em: www.gestaonegociosecia.blogspot.com e também no ClicRBS – Blogs parceiros – Gestão Negócios & Cia.

Um comentário:

  1. Acredito que para se conseguir vender produtos tem que ficar atento ao consumidor seus gostos, etc. Haja vista que em um mundo globalizado eles a cada dia estão ficando mais exigentes.

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