segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Interatividade com o cliente

Independente do ramo de atividade, todas as pesquisas indicam que uma das grandes mudanças no comportamento do perfil e estilo do consumidor/cliente é o desejo de interagir. A passividade dos clientes já é algo do passado. Apenas receber mensagens comerciais das mídias, informações do vendedor e dos rótulos, satisfaz um número cada vez menor de pessoas. Enquanto clientes, queremos dar nossa opinião sobre as características e componentes dos produtos, marcas, serviços agregados, buscando tornar melhores, bens e serviços que já gostamos e queremos continuar incluindo em nossas decisões.
A interação com o cliente é chave neste processo, gerando proximidade da empresa e da marca, além de um comprometimento recíproco da pessoa. É cada vez mais frequente ver grandes ou pequenas marcas convidarem o cliente para decidir sobre um novo sabor, novo produto, nova composição, novos detalhes. 
Os chamados conselhos de clientes, as pesquisas de diversas formas e diversos temas, interações diversas no PDV, atitudes do pessoal do PDV, muito pode ser utilizado para gerar esta interatividade com os produtos e com o próprio PDV. A tecnologia também pode contribuir muito com a interatividade. Já está bem difundida a ideia do cliente poder escolher opções diferentes de diversos componentes de computadores, bicicletas, automóveis, relógios, etc. 
O cliente é cada vez mais movido pela emoção, seja por parte do bem ou serviço, incluindo aí embalagem, características e qualidade, ou ainda do atendimento no ponto de vendas, do seu desejo, dos sonhos, até alcançar o produto desejado.
Então lembre-se: interação com o cliente vende mais, dá mais lucratividade e mantém o cliente! 
O que você está fazendo para o seu negócio, os seus produtos, serviços, seja mais interativo com o cliente?
Se estiver faltando ideias, sua equipe e seus clientes são a melhor fonte de ideias para a interação gerar vendas, lucros e fidelização.
Bom trabalho e bons negócios!

Um comentário:

  1. Gosto muito dos artigos do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Tecnico em Informatica. Antonio B Duarte Jr

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...