sexta-feira, 5 de abril de 2013

Comunicação com seus clientes e prospects


Nesta semana compartilho a frase de Sun Tzu, autor do famoso “A arte da guerra”, que deixa muitos ensinamentos para o mundo competitivo em que vivem nossas organizações: “O sucesso das operações reside na descoberta das intenções do adversário e esforço para identificar seus pontos fracos.”

Nas últimas duas semanas apresentei duas pesquisas de audiência  perfil e características do ouvinte de 3 emissoras de rádio diferentes, num número significativo de municípios da região. Nesta semana, apresento pesquisa sobre perfil e características de assinantes de um jornal regional e a equipe segue trabalhando em outras pesquisas. Neste ritmo vimos desde o ano passado e o crescente volume de pesquisas encomendadas por clientes de diversos ramos de atividades mostra o quanto a profissionalização da gestão das empresas vem gerando mudanças na forma de tomar decisões, ou seja, baseadas em informações dos clientes e do mercado, para planejar o desenvolvimento das empresas.
O conjunto de informações gera uma riqueza ímpar que será explorada pelos dirigentes e equipes destas empresas, que terão condições de desenvolver estratégias, planos, tomar decisões embasadas em dados estatísticos qualificados, sobre assuntos, seções, horários, preferências, rejeições, de ouvintes de rádios e leitores de jornais. Por estas pesquisas é possível mapear o nível de renda, faixa etária, gênero, grau de instrução, ocupação, locais de residência, dentre outras características dos diferentes tipos clientes.
Você sabe quais os jornais mais lidos e quais as seções preferidas de seus clientes? Quais as emissoras e quais os horários preferidos pelas pessoas com as quais você deseja se comunicar? Será que você está investindo nos veículos e nos espaços mais adequados? Investir baseado apenas no que você ouviu de alguém ou na sua percepção particular, pode dificultar muito o alcance dos resultados desejados.  Já pensou se o espaço que você investe tivesse um alto índice de rejeição justamente do segmento que você quer como clientes?
Economia é justamente investir no espaço que seguramente é o preferido por aqueles que você deseja como clientes. O restante é despesa, gastos, que você poderia investir em outras ações com maiores resultados.

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