quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Entendendo o comportamento do seu cliente


           São muitos os fatores que interferem na maneira como os clientes de diferentes ramos de atividade se comportam. Todavia, é preciso procurar entender com o maior número de detalhes possível, quais são as influências diretas e indiretas no seu negócio, que estão determinando quem vem até sua empresa, porque o faz, quem não vem, porque não vem, porque buscam outras opções, qual o motivo de aderirem a determinada opção e não a outras.
Entender o comportamento do cliente vai muito além de manter um bom atendimento ou qualificar o relacionamento da empresa com os clientes. É preciso observar como é a composição do seu público alvo como as diferentes gerações, gênero, nível de renda e nível de formação, fatores regionais e locais. As empresas que investem tempo, energia e atenção em entender o cliente o fazem baseadas nas características dos segmentos e procurando entender as atividades mentais e emocionais envolvidas na seleção, adesão e uso de serviços ou dos bens para a satisfação das necessidades e desejos do seu público alvo.
Estar ciente de informações detalhadas, analisadas estatística e mercadologicamente, para sustentar a tomada de decisões, planejamento e investimentos, proporciona uma vantagem competitiva muito maior, na difícil tarefa de competir com players cada vez mais fortes, mais numerosos e vindos de diferentes partes do mundo. Sabemos que para que um consumidor tome a atitude de aderir a uma opção é preciso que na sua mente já tenha se instalado a existência de uma necessidade, tenha tomado consciência desta necessidade, investigado e tido conhecimento sobre o que pode satisfazer esta necessidade e do desejo de satisfazê-la, considerando determinados fornecedores e opções que eles oferecem.
Temos no Brasil, como em outras economias que evoluem, um aumento cada vez mais significativo do consumo de serviços e isso está diretamente ligado ao comportamento do consumidor que busca sempre uma maior conveniência para satisfazer suas necessidades. Desta forma, quanto mais você e sua empresa puder agregar ao que é oferecido aos clientes, com serviços que proporcionem facilidade, agilidade, praticidade, menor esforço do cliente, maior será a preferência pela opção que você e sua empresa oferecem.
Ao aprofundar os estudos sobre o comportamento do cliente evidencia-se o quanto erram aqueles gestores que julgam que há um comportamento padrão a um grande grupo de consumidores. Quantas vezes ouvimos expressões como “os clientes só querem...”, “os clientes precisam de ...”, “ninguém gosta de...”? São evidências de pessoas que pensam que todos se comportam da mesma maneira e este é o erro mais básico que um gestor ou profissional de vendas pode cometer. É preciso conhecer a sensibilidade do consumidor às variações de ofertas, sendo que cada indivíduo se comportará de maneira diferente, dependendo das crenças ou predisposições ativadas pela necessidade e o desejo que ele possui no momento. Estas diferenças individuais influenciam e proporcionam combinações, habilidades, interesses, reações e motivações que determinarão a adesão ou não do cliente a proposta que ele encontrou, ou que foi apresentada a ele. Portanto, é preciso estar muito atento para entender exatamente o que o cliente está necessitando e desejando e assim apresentar-se como a melhor proposta para o momento. Entender seus movimentos, sua história, seu comportamento é tão importante quanto ouvi-lo atentamente, procurando formas de atrair e manter o interesse do cliente, para aquilo que você tem a oferecer.
 Manter informações completas e atualizadas sobre o cadastro dos seus clientes, bem como acompanhar pesquisas publicadas nos mais diversos meios sobre o comportamento dos consumidores do que você oferece e ainda, contratar pesquisas sobre como o público alvo da sua organização se comporta ao optar por aquilo que você tem a oferecer, são as formas mais objetivas de conhecer, estudar e gerir o seu negócio a partir do entendimento do comportamento do cliente.

                Desejando a você ótimos negócios, um abraço e até a próxima semana!

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