quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Mentalidade vencedora

      
De tanto ouvir conhecidos, amigos, familiares falarem das pessoas reconhecidamente bem sucedidas, enganosamente, muitos são levados a acreditar que a prosperidade ou o sucesso é determinado por fatores que estão fora do controle de cada um. Há muitos fatos, pesquisas, artigos e livros versando sobre o tema e na última semana tive a satisfação de ler o livro “Singular – o poder de ser diferente”, onde Jacob Pétri e o amigo de longa data, Valdir Bündchen, escrevem sobre “como transformar suas habilidades em ferramentas de sucesso”.
A obra parte do princípio de que no século 20 era mais fácil obter sucesso, se preparando e trabalhando para um emprego numa grande corporação, adequando-se aos moldes tradicionais, mostrando dentro deles um desempenho excelente. Naquela época, quanto mais você se ajustava ao padrão da organização, mais facilmente alcançava posições de destaque, segurança e bons salários. Analisando casos de vários profissionais, empreendedores, grandes líderes e empresas bem sucedidas do momento atual, fica evidente que quanto mais avançamos no século 21, mais o sucesso depende da habilidade de ser único, diferente, singular.
O lugar, a família, o ambiente que nos cerca no início ou para toda vida é parte da contingência, mas não é determinante do destino de ninguém. Analisando a biografia e pesquisando as histórias de pessoas e empresas é possível afirmar que mentalidade adequada para cada situação é muito mais determinante dos resultados, do que os fatores que não podem ser escolhidos como o lugar onde se nasce, a família, ou algum fator pessoal que não pode ser alterado ou determinado. Cada um de nós é responsável pelas nossas escolhas e elas proporcionaram a vida que temos hoje. Quem quer resultados melhores em qualquer dimensão da sua vida precisa avaliar as escolhas que determinam as situações que deseja mudar. As atitudes, o caráter, convicções, crenças, intenções e tudo o que compõe a nossa mentalidade determina nossas ações. Em todos estes muitos pontos podemos agir, mudar e produzir resultados diferentes. O que se chama de destino, como o local, a família e as condições onde e como nascemos, apesar de serem impostas, são apenas parte de um contexto com uma gama de opções nas quais temos liberdade de escolhas, nos dando poder de ação, o que nos permite agir sobre as condições dadas pelo ambiente.
O tipo de reação que cada um de nós tem sobre o que recebeu da vida é um dos principais fatores responsáveis pelos resultados que obtemos. Esta ação é reflexo da nossa mentalidade dominante e é este o principal motivo pelo qual podemos mudar os resultados da nossa vida, pois podemos alterar a maneira como agimos sobre o que está posto no momento para a nossa vida. Para isso é fundamental mudar a nossa mentalidade dominante.
Aqueles que creem que para realizar seus sonhos e desejos precisam ser ajudados pela sorte, nascer num determinado lugar, ou numa família de posses, ou ter inteligência superior, etc., desenvolvem uma mentalidade de impotência e escassez. A dificuldade em acreditar nas suas capacidades bloqueia a autoestima, cria inveja, frustração, ressentimento e inferioriza, gerando uma mentalidade de desculpas, criticismo, vitimização, estresse e autossabotagem.
Uma mentalidade vencedora para 2014 e para o resto de sua vida exige que você se responsabilize pelos seus pensamentos e ações, buscando a solução para os seus problemas por você mesmo, utilizando o seu poder de escolha. Você poderá mudar os resultados de sua vida fazendo-se algumas perguntas diante dos problemas: “O que eu mesmo posso fazer a respeito?”, “Como posso corrigir o que errei para chegar a esta condição?”
Você terá melhores resultados em 2014 se avaliar melhor como reage diante dos desafios da sua vida e procurando assumir a responsabilidade pelos resultados que espera e quer da sua vida!  

                Pense diferente, mude suas atitudes e feliz 2014!

Um comentário:

  1. Excelente texto. Muitos deixam de ser protagonistas em suas vidas, o que inibe o potencial. É realmente fundamental ser responsável pelas suas reações. Um abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...