quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Escolhas, atitudes e desafios

“Não tenha medo de se arriscar. O maior fracasso é não tentar. Descubra o que você ama fazer e seja o melhor nisso.” A frase é de Debbi Fields e muito propícia para este ano desafiador que se apresenta para todos nós.
               
2014 já está no 2º mês e se apresenta como altamente desafiador para todos nós. Tenho certeza que os amigos leitores estão com dúvidas, alguns em maior outros em menor número, sobre o que pode acontecer e como vai se desenrolar sua vida pessoal e profissional neste e nos próximos anos. Para termos mais certezas, mais segurança no nosso futuro, a única condição possível é reforçar nosso poder pessoal e isso somente é possível quando tomamos as rédeas de nossa própria vida.
                Quanto mais conscientes de que a vida que temos é resultado direto ou indireto das escolhas que fizemos no passado, fica mais claro que são as escolhas que fazemos neste momento, que vão nos levar para resultados melhores. Fazendo a mesma coisa sempre, teremos sempre o mesmo resultado. Aqueles que estão plenamente conscientes de que são as suas escolhas e atitudes para tomar decisões grandes ou pequenas no presente, são mais determinantes que a influência do governo, do clima, dos colegas e outros, para os resultados da sua vida, mostram claramente que é assim que se obtém melhores resultados e vive-se mais satisfeito com o que a vida proporciona.
                Procure refletir sobre quais os seus principais objetivos pessoais e profissionais para os próximos anos e também os motivos pelos quais ainda não os alcançou. Depois, procure avaliar com máxima sinceridade, quais destes motivos são realmente fatores externos e quais são internos, ou seja, conscientize-se de que você tem pleno domínio das escolhas que determinarão que seus objetivos sejam alcançados.
É preciso lembrar também que nossas escolhas são determinadas pelas nossas atitudes, que são especialmente determinadas pelos motivos que nos levam às ações de nosso dia a dia e às ações que nos aproximam e ou afastam dos nossos objetivos. Assim, o passo seguinte e igualmente importante é encontrar um foco para seus esforços, em meio a tantas possibilidades que a vida vai apresentando. Não é mera indecisão das gerações mais novas, algum nível de dúvida sobre quais as melhores escolhas, pois é fato notório, o crescente número de oportunidades, possibilidades, caminhos, opções que surgem. A dificuldade está em fazer as escolhas mais adequadas para alcançar os objetivos pessoais e profissionais. Evidentemente ao fazermos nossas escolhas corremos o risco de errar, porém, é preciso ter consciência de que não decidir, é um erro mais grave. Desta forma, o caminho é clarear aquilo que amamos fazer e a partir daí incorporar e colocar foco nas atitudes que resultem em ações que contribuam gradativamente para o alcance dos objetivos.
Quanto mais claro ficar para você, aquilo que você ama fazer, quanto mais você assumir que são as suas atitudes que determinam os resultados da sua vida, mais facilmente você poderá canalizar a sua energia para o foco dos seus objetivos. Com isso, tenho certeza que você obterá mais rapidamente os resultados que você espera para sua vida pessoal e profissional.

Desejando que em 2014 você assuma definitivamente as rédeas da sua vida e assim consiga alcançar os objetivos que proporcionarão a vida que você sonha, finalizo a coluna desta semana. Um abraço!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...