terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Inovação para a conveniência

Há uma máxima recorrente em nosso meio, mas apesar de conhecida, ainda vemos muitas organizações fracassarem olhando para os motivos errados. “Quando o ritmo das mudanças fora da sua organização é mais rápido do que dentro dela, você será engolido”. E é uma questão de tempo para uma organização que não consegue acompanhar o ritmo do seu setor, entrar em decadência.
É relativamente comum ver também em alguns meios, gestores comemorando quando a organização superou resultados do ano anterior, esquecendo de verificar como foi o ritmo de crescimento e de inovação dos concorrentes. Se a organização cresceu e evoluiu menos que os concorrentes, na verdade, não deveria se comemorar, pois se perdeu preferência do mercado, encolhendo, ficando para trás na posição relativa. De qualquer forma, é preciso cada vez mais inovar na forma de pensar, na forma de fazer e de gerir.
Tanto a colaboração, como a competição tem um papel importante no processo de inovação. Por este motivo, o gestor precisa ao mesmo tempo promover algum nível de competição na busca pela inovação, principalmente na fase inicial, como gerar colaboração para que as soluções encontradas se complementem em benefício da organização e por consequência, dos clientes atendidos. Apesar da ideia ser antiga, ainda é pouco explorada, pois Alexander Graham Bell afirmava que “As grandes descobertas e melhorias invariavelmente envolvem a cooperação de muitas mentes. Posso receber os méritos por ter aberto o caminho, mas quando olho os desenvolvimentos subsequentes, sinto que o crédito devia ser dado aos outros, não a mim.”
A diversidade de pensamentos, contando com pessoas de talentos e posicionamentos diferentes é que faz uma organização inteligente, inovadora e principalmente preparada para imprevistos e ameaças que um grupo de especialistas em somente uma área teriam maior dificuldade para perceber a aproximação. Desde que todos tenham o foco no cliente, é preciso envolver profissionais com talentos diferentes para encontrar as melhores soluções.
Os clientes devem estar no centro da estratégia de inovação, mas é preciso compreender realmente os desejos e necessidades das pessoas. A maioria das organizações não consegue entender exatamente o que o cliente busca e por isso não consegue fidelizá-lo. É preciso entender principalmente aquilo que o cliente não expressa, utilizando diferentes mecanismos de observação, pesquisas e métricas, com indicadores estatísticos para apoiar as decisões. Muitos clientes não sabem o que não sabem e por isso são necessárias análises mais complexas do que a opinião deste ou daquele, ou rápidas enquetes.
É preciso que nossa empresa seja a solução para o problema que o cliente tem, ou tinha e muitas vezes nem se dava conta. Outro dia numa entrevista me perguntaram: “Na sua opinião, qual o negócio do futuro?” Respondi sem pestanejar: “Os negócios do futuro serão aqueles que mais facilitarem a vida das pessoas.” E não tenham dúvidas, amigos leitores, as organizações que oferecerem mais conveniência, ou seja, facilidade de acesso, facilidade de pagamento, facilidade de funcionamento e entendimento, rapidez, conforto e outros, será preferida sempre, em relação a quem não oferece estas, ou algumas destas condições.
Todo o profissional da área de confecções já entendeu que o tamanho único não serve para todos e assim fica cada vez mais claro que os produtos ofertados no mercado precisam atender as necessidades específicas dos clientes. As pessoas querem soluções únicas, pelo menos que pareçam únicas, para que elas se sintam tratadas como únicas, especiais e tendo as suas necessidades tratadas com a atenção que elas entendem que merecem. Para fazer isso cada vez melhor, a organização necessita de inovação em todos os setores e principalmente vindas de várias pessoas que possam interagir e gerar soluções que facilitem a vida de cada um dos seus clientes, ou clientes pretendidos.
Que você possa ser mais inovador, um abraço e até a próxima!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...