quarta-feira, 26 de março de 2014

A vida premia a disciplina e a persistência

Sabemos que muitos de nossos projetos não se concretizam por absoluta falta de disciplina, não é mesmo? Carlos Hildorf, escritor e palestrante afirma que “a disciplina é uma conquista que necessita da aquisição de novos hábitos e do abandono de antigos”. São necessárias milhares de horas de dedicação para ser um bom músico, um bom professor, um bom profissional. Milhares de horas disciplinadas de estudos, ensaio, observações, investimentos, pois para quem falta disciplina, falta tempo para o que ele deseja e então, o tempo apenas passa e não é aproveitado.
Quantas vezes ouvimos pessoas que ao admirarem os talentos das outras equivocadamente comentam “que sorte”, “que dom”, dentre outros comentários, que ignorando o quanto aquele empresário, executivo, profissional, aquele artista, esportista treinou, ensaiou, lutou, estudou, investiu, trabalhou, dedicou-se, perdeu diversões, horas de sono, descanso para chegar no ponto em que está em evidencia. Quem ignora a disciplina necessária para alcançar os objetivos não consegue entender como este ou aquele chegaram lá, deixando de considerar o tempo investido, seu esforço e energia. Os que não entendem ou desconsideram a disciplina como fundamental para o alcance dos objetivos costuma expressar a admiração do talento do outro  afrimando que a pessoa nasceu com aquile dom, ou tem  sorte, ou é um privilegiado por algum grupo ou alguém. Muitas vezes alguém muito disciplinado vai se deparar com barreiras, como a preferência por alguém com menos talento mas com melhores relacionamentos, por exemplo. Para estas e tantas outras barreiras é preciso persistência.  
Ao ter disciplina você se permite evoluir em suas competências, vencer barreiras e dificuldades aparentemente intransponíveis, inclusive compreendendo o valor das pequenas atitudes mantidas ao longo do tempo, que ampliam as habilidades e conhecimentos. Segundo o autor citado, é a disciplina que nos faz vencer a nos mesmos, nossas dificuldades físicas mentais e espirituais. A vida premia todo o esforço disciplinado.A disciplina nos permite:
- evoluir em todas nossas competências,
- vencer barreiras e dificuldades aparentemente intransponíveis,
- compreender o valor das pequenas atitudes mantidas ao longo do tempo,

Se muitos não conseguem sequer iniciar seus projetos por falta de disciplina, somente os persistentes concluem os projetos iniciados. Persistência é a capacidade que precisa ser desenvolvida para manter o esforço até que a vitória seja alcançada. Hilsdorf diz que persistir é “insistir” naquilo que vale a pena, lembrando que é diferente da teimosia, que é “insistir” naquilo que não vale a pena, pois os teimosos andam em círculo, enquanto os persistentes traçam um objetivo e caminham com garra e determinação para a sua realização.
Acredito que a medida em que a pessoa adquire persistência, vai deixando de ser imediatista e vai aprendendo que as grandes realizações custam tempo e esforço. Ao entender isso, a pessoa que aprende a ser persistente dedicará o máximo de seu tempo e os melhores esforços, de maneira contínua, até alcançar seus objetivos. A pessoa vai se dando conta de que as maiores dificuldades e os maiores obstáculos vão cedendo diante de quem tem persistência. É sabedoria milenar e popular, que a água perfura a rocha pela sua persistência e não por sua força. Uma pessoa persistente é alguém que adquiriu a capacidade de seguir em frente, enquanto os outros vão desistindo.

Disciplina e persistência na busca dos seus objetivos, amigos leitores! Um abraço e até a próxima!ra e determinação rumo a sua realização.

O persistente não é imediatista, ele sabe que as grandes realizações custam tempo e esforço; por isso, dedicará o máximo de seu tempo e seus melhores esforços, de maneira contínua, até alcançar a vitória. As maiores dificuldades e os maiores obstáculos cedem diante da persistência.

Lembre que a água perfura a rocha não por causa de sua força, mas de sua persistência! Persistência é a capacidade de continuar onde os outros desistem!
determinação rumo a sua realização.

Um comentário:

  1. é verdade... a persistência é elemento chave para a realização de resultados...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...