quarta-feira, 19 de março de 2014

Não conheço muitos pessimistas bem sucedidos

Para quem não tem o hábito de ler e acompanhar diferentes análises de tendências do seu setor de atividade, a dificuldade em saber quais perspectivas seguir para os próximos anos aumenta em muito. Nas conversas com amigos, ao ouvir outros empresários e lideranças diversas, ao assistir palestras, programas especializados, percebemos que as diferenças de percepção sobre o que deve ocorrer nos próximos anos são tão diversas quanto os setores de atividade que podem ou não sofrer mudanças nos próximos anos.
Na economia de mercado que vivemos, sempre que alguns negócios entram em estagnação, outros entram em ascensão. É regra que toda a ameaça, gera algumas  oportunidades e vice-versa. Portanto, amigo leitor, a perspectiva de declínio de um setor, ou mesmo de alguém do seu setor de atividade, pode ser uma oportunidade que você e sua empresa podem aproveitar para expandir os negócios e consolidar-se em um novo patamar. Com um bom planejamento, as organizações aproveitam as expectativas de crises dos outros para crescerem. Poderíamos citar uma lista muito grande de empresas invejadas hoje, que se desenvolveram justamente quando outras pararam, ou pior, se encolheram diante de uma leitura equivocada ou pessimista sobre o futuro. Um dos grupos que aprendeu a desenvolver-se independente da mudança do ambiente, é a AMBEV, cujos empreendedores estão entre os homens mais ricos do mundo e alvo de entrevistas e palestras, onde relatam sobre o modelo de gestão que os empresários brasileiros bem sucedidos criaram, mesmo em meio a crises internas e externas.
O modelo de gestão baseado em boas análises de cenários, organização, planejamento, valorizando bons talentos executivos, tem oportunizado ao grupo de empresários brasileiros liderado por Jorge Paulo Lemman, parcerias, joint ventures, fusões, aquisições, associações, altamente lucrativas. A forma de pensar, agir e gerir deste grupo é o principal motivo do crescimento forte e contínuo das empresas onde tem influência, independente das turbulências e da boataria positiva ou negativa do mercado. Lemman é o brasileiro mais bem colocado no ranking dos maiores bilionários do mundo, publicado anualmente pela revista FORBES, ocupando o 34º lugar. Para ilustrar os resultados financeiros que este grupo vem obtendo, além de Lemman, dois de seus principais sócios brasileiros, Marcel Hermman Telles e Carlos Alberto Sicupira, também estão nas primeiras posições do ranking dos mais ricos do mundo, ocupando respectivamente a 119ª e 146ª posições.
Assim, sugiro aos amigos leitores uma análise própria da sua área geográfica de ação e do seu setor de atividade, antes de se impressionar negativa, ou positivamente com os comentários ou análises conjunturais do país ou do mundo que pipocam por aí. Eu particularmente tenho preferido ver oportunidades em todos os cenários que vão surgindo e acompanho o pensamento de Lemman quando afirma “Prefiro ser otimista, não conheço muitos pessimistas bem sucedidos.”
Para conferir este entendimento, sugiro um rápido exercício, fazendo uma análise da sua rede de contatos e procurando verificar entre aqueles cujos negócios estão com forte desenvolvimento, quantos dos empreendedores e executivos estão otimistas e quantos estão pessimistas quanto aos seus negócios em particular. A partir daí você já pode ter alguns indicativos sobre qual a melhor atitude na gestão da sua vida e dos seus negócios.    


Boas perspectivas para você, um abraço e até a próxima!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...