quarta-feira, 30 de abril de 2014

Dificuldade para assumir os próprios erros

Os fortes transformam seus erros em insumos para suas vitórias e aprendizados. Os fracos vivem sob os escombros dos seus próprios erros!” A frase é de Leonardo Posich, administrador e compartilho-a para melhorar as nossas atitudes nesta semana.
                Normalmente a gente vê que as pessoas com as quais convivemos tem dificuldades para assumir os próprios erros, mas é preciso lembrar que é provável que você também tenha esta dificuldade, assim como eu. O Administrador Leonardo Posich, em artigo para a revista Administradores (de 24 de abril) lembra que quando somos criticados ou quando alguém aponta alguma falha nossa, buscamos nos esconder atrás das “muralhas” da nossa própria mente. Tendemos a erguer o escudo e nos defender dos ataques alheios, mesmo sabendo que somos falhos e que agimos de forma equivocada. Nossa mente se fecha, ativa mecanismos neuro-defensores como se fosse uma verdadeira "aranha armadeira", encurralada pelo seu pior inimigo e pronta para dar o bote. 
                Ao conversar com várias pessoas em sequencia é fácil constatarmos que é muito mais frequente achar culpados do que assumir os próprios erros. Conforme os estudiosos do assunto, evitamos assumir nossos erros para não parecer aos outros que somos fracassados. A verdade é que vivemos numa sociedade bastante hipócrita, cercado de mentiras, onde ouvir a determinadas verdades insulta o próprio orgulho. Adoramos os elogios e nos apegamos a eles, mas esquecemos de que são as críticas que fortalecem e edificam as pessoas.
                “Errar é humano” é um dos chavões mais conhecidos, mas assumir o erro perante os outros é uma atitude que somente os sábios e fortes, com plena consciência de que quem para de aprender para de crescer, conseguem ter. Quem estuda liderança sabe que um dos segredos dos grandes líderes é se fazer pequeno, para que os pequenos subordinados se tornem grandes líderes. Se liderar é a arte de influenciar pessoas, assumir erros pode ser a atitude mais sublime de um grande líder.
                Aquelas organizações que buscam culpados ou justificativas para seus próprios erros, tendem a desperdiçar as energias e o foco que deveria ser para o cliente. Por outro lado, as organizações que reconhecem os erros diante de seus próprios clientes tendem a conquistar não somente a confiança mas também o coração dos mesmos. Publicam-se muitos casos onde a crítica bem fundamentada de um bom cliente é muitas vezes melhor para o futuro da empresa do que elogios de clientes acomodados com os serviços prestados. Os clientes perdoam erros que são admitidos, dos quais se pede perdão, mostrando que está se corrigindo o problema, procurando compensar os prejuízos. Por outro lado, o que não é perdoado e causa processos de indenizações, reclamações e depoimentos negativos em cascata, é via de regra o que não é admitido, o que não é resolvido, o que não é contornado, compensado.
                Reconhecer nossos próprios erros é olharmos para nós mesmos e vermos que, acima de tudo, somos imperfeitos e principalmente humanos. Ainda conforme Posich, um líder fraco e inseguro é aquele que se acha autossuficiente, dono da verdade e perfeito. Já o líder forte e seguro é aquele que tem plena consciência de que também está sujeito a erros e falhas e que, acima de tudo, procura não somente corrigi-las, mas reconhecê-las. 
                Assumindo que aquilo que está bem em nossa vida é fruto das coisas que fiz, ou que deixei de fazer ao longo da vida, temos nas mãos a condução do rumo da nossa própria vida. Assumir os erros é saber que estamos com a consciência plena e seguros de que vamos ser o que queremos ser, e não o que os outros nos proporcionam, ou deixam de nos proporcionar.

                Um abraço e até a próxima!ra e determinação rumo a sua realização.

O persistente não é imediatista, ele sabe que as grandes realizações custam tempo e esforço; por isso, dedicará o máximo de seu tempo e seus melhores esforços, de maneira contínua, até alcançar a vitória. As maiores dificuldades e os maiores obstáculos cedem diante da persistência.

Lembre que a água perfura a rocha não por causa de sua força, mas de sua persistência! Persistência é a capacidade de continuar onde os outros desistem!
determinação rumo a sua realização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...