quinta-feira, 8 de maio de 2014

Revendo os seus pontos fortes

Muita gente acredita que ponto forte é algo que se sabe fazer bem feito, ao passo que ponto fraco é algo que precisa ser desenvolvido. Ao olhar mais atentamente, percebe-se que é preciso diferenciar um ponto forte de uma habilidade bem desenvolvida e que é preciso pensar de maneira mais simplificada o que é visto como ponto fraco, ponto forte e habilidade. A psicóloga e escritora Gisele Meter afirma que ponto fraco é qualquer atividade que te faça sentir-se mais fraco, entediado e desmotivado, mesmo que seu desempenho seja excelente, pois é algo que esgota energias e causa tédio ou faz com que você se desvie de seu objetivo principal, aquele idealizado por você ao longo dos anos. Resumindo, segundo a autora, ponto fraco é aquela atividade que o fato de lembrar dela, já causa desânimo, angústia ou tristeza. Com alguma frequência vemos isso a nossa volta, não é mesmo? Uma atividade profissional, uma aula, uma regra, ou rotina que a pessoa não gosta, pode sim ser o ponto fraco de alguém, por ser algo que a enfraquece, mesmo que seja algo realizado de maneira excelente e inquestionável.
 Por esta mesma analogia, o ponto forte é algo que como o próprio nome diz, faz sentir-nos mais fortalecidos, sendo aquilo que desperta a vontade em fazer, que motiva e que não precisa de esforço para manter a concentração, porque é prazeroso, realiza e faz bem. Conforme Gisele, quando você conclui algo que gera uma sensação imensa de bem estar, você está diante de um dos seus pontos fortes. A autora afirma que o perigo é confundir pontos fortes com habilidades bem desenvolvidas, por induzir a pessoa a ficar por anos a fio fazendo o que no fundo não suportam, simplesmente porque consideram que aquilo é o ponto forte delas, não percebendo que levaram anos treinando tal habilidade para serem exímios executores daquilo que fazem de maneira quase que automática.
O que estamos levantando aqui pode ser parte da dificuldade de muitos que se dizem infelizes no trabalho, na carreira e na vida de forma geral, pois passam grande parte do tempo focando nas habilidades e não nos pontos fortes. Fazendo isso, geram insatisfação, potencializando ainda mais os pontos fracos. A princípio parece contraditório pensar assim, mas fácil de comprovar quando olhamos para nós mesmos e ao nosso próprio redor.
Vejam amigos, que boas habilidades pessoais aplicadas naquilo que a pessoa não gosta de realizar podem acabar se transformando em pontos fracos, trazendo angústias, frustrações e até desespero, parecendo estar no lugar errado, ou andando em círculos sem caminhar para a direção que foi sonhada.
Assusta pensar que é possível passar uma vida profissional longe dos pontos fortes, apenas alimentando as fraquezas, mas é preciso atenção, pois o que gera profissionais medíocres é em boa parte, a falta de reflexão sobre o que se faz do próprio trabalho. Por acomodação ou por falta de coragem muitas pessoas seguem vivendo de maneira medíocre, em um emprego que não agrega, não desenvolve e não as realiza, desperdiçando toda sua energia em algo que não faz bem.
Você perceberá que está desenvolvendo um ponto forte, quando ao final do dia, tem aquela sensação de missão cumprida, de ser valioso e principalmente de sentir que está no lugar certo, fazendo o que é certo, sem procurar atender expectativas alheias ou aquilo que os outros acham que você faz bem. Ninguém sabe melhor de suas potencialidades do que você mesmo!
Finalizando peço que os amigos leitores lembrem sempre desenvolver aquilo que os fortalece e os faz sentir realizado, pois o restante podem ser tentativas, por vezes frustradas, de agradar aos outros e até de enganar a si mesmo.
                Um abraço e até a próxima!ra e determinação rumo a sua realização.

O persistente não é imediatista, ele sabe que as grandes realizações custam tempo e esforço; por isso, dedicará o máximo de seu tempo e seus melhores esforços, de maneira contínua, até alcançar a vitória. As maiores dificuldades e os maiores obstáculos cedem diante da persistência.

Lembre que a água perfura a rocha não por causa de sua força, mas de sua persistência! Persistência é a capacidade de continuar onde os outros desistem!
determinação rumo a sua realização.

Um comentário:

  1. Eu venho relendo esse texto diariamente porque considero uma excelente descrição de como as pessoas devem exercer atividades que lhe tornem mais fortes a cada dia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...