quarta-feira, 25 de junho de 2014

Vencer ou perder depende das suas atitudes

                Nestes dias de Copa do Mundo da FIFA, em que fala-se muito em competição, em ganhar e perder, podemos também fazer uma analogia sobre a nossa vida, sobre os nossos desafios particulares. Há muitas evidências de que vencemos quando nos superamos e que quando perdemos é para nós mesmos! Nesta reflexão, compartilho algumas ideias a partir do texto de Fábio Augusto, publicado na Administradores.com sobre as diferenças entre vencedores e perdedores.
                Para vencermos mais, devemos nos aproximar mais de gente vencedora, espelhar algumas de nossas ações nas ações dos vencedores, pensar e nos comportar em vários pontos conforme os vencedores que admiramos. É vencedor quem cumpre uma missão, cumpre suas metas e seus propósitos, não mudando de lado apenas por conveniências, tendo fé até o final e tendo raízes profundas.
                É fundamental aprender com os próprios erros, afastar-se dos perdedores que pintam para você um ambiente de caos, pessimismo e decadência. Os perdedores tendem a fazer com que as pessoas ao seu redor cedam ao “coitadismo”. Os valores dos perdedores precisam ser rejeitados por você, para não te esmorecerem, te tirarem da sua missão. Geralmente os perdedores sugam a energia de quem está perto deles. Um perdedor não tem um ideal pelo qual lutar, deixando a vida levar ele e tudo a sua volta.
                Uma forma típica de identificar um perdedor, é verificar aqueles que se colocam sempre como vítima das situações, ao invés de responsável pelos fatos de sua história que levaram as situações atuais da sua vida. Eles tem sempre uma desculpa na ponta da língua para não cumprir seus compromissos e costumam desistir no calor das primeiras dificuldades.
                Enquanto os vencedores puxam a responsabilidade para si, os perdedores acreditam que dependem de terceiros e têm aquelas frases preferidas como: "Não é bem assim. Na teoria, é muito fácil falar, mas, na prática..."
                Os vencedores são as melhores companhias da superação, enquanto os perdedores param e ainda encontram culpados. Os campeões sentem-se estimulados pelos abutres que tentam lhes desmotivar, enquanto os perdedores sentem-se consolados pelos abutres, porque encontram argumentos compreensivos para desistirem. Os vencedores colocam foco nos objetivos e nos resultados que obterão, enquanto os perdedores têm seu foco no processo, nas dificuldades enfrentadas e naquilo em que eles não sentem prazer durante sua jornada. A frase muito utilizada pelos perdedores para desistir é: "Eu preciso fazer algo que eu amo.”, mas não conseguem aprender a amar o que eles tem.
                As pessoas vencedoras amam as vitórias, as conquistas, o alcance de seus objetivos, convivendo bem com os momentos em que a jornada não é tão prazerosa quanto eles gostariam. Vemos campeões em missões humanitárias, na área científica, no teatro, nos esportes, em assistência social e em todas os setores da sociedade. Campeões sempre são recompensados pelos seus esforços, mas não necessariamente com dinheiro, pois isso depende da missão escolhida por cada um. Eles sabem do seu valor e não se desencorajam quando alguém vê o que fazem com desprezo, ou dão menos importância por não terem um sobrenome de prestígio. Por outro lado, segue sendo vencedor aquele que não se ilude depois que o sucesso vem a público, quando as bajulações vem em grande volume. Vencedor mesmo é que quem sabe exatamente quem ele é e o que sempre foi.

                Se de alguma maneira o texto contribuir para você vencer mais, já conto com mais uma vitória! Um abraço a todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...