quarta-feira, 23 de julho de 2014

Com bons relacionamentos, bons negócios!

                Desde minha dissertação de mestrado, há mais de uma década, estudo com mais profundidade os efeitos dos relacionamentos nos negócios e conforme o tempo passa, fico mais convicto de que as empresas, os profissionais liberais, os profissionais de vendas, que investem nos relacionamentos tem sucesso e crescimento acima da média.
               Há 30 ou 40 anos, vender era apenas uma transação, onde o vendedor tentava de todas as maneiras convencer o cliente a comprar o que ele estava oferecendo, com práticas que se utilizadas atualmente, podem prejudicar mais do que ajudar, pois o cliente sensível aos exageros, não vai comprar, não volta na empresa e ainda fala para muita gente que não gostou da atitude.
                Atualmente, vender significa muito mais construir relacionamentos do que outras definições. As relações vem antes dos negócios e todos precisam entender que elas podem não gerar negócios a curto prazo, mas mesmo assim merecem atenção e investimento. Gerar relacionamentos é diferente de gerar vendas, pois nas relações é preciso muito mais escutar do que falar. Vemos facilmente que as novas vagas para líderes nas organizações modernas são ocupadas por aqueles que escutam mais do que falam, pois é fundamental para a boa liderança, ouvir.
                Para saber o que o cliente quer, é necessário ouvir e prestar atenção para saber o que faz mexer com as emoções da pessoa para quem se quer vender algo. É também fundamental entender que as empresas mais valorizadas atualmente são aquelas que sabem dar algo de valor para o cliente e preferencialmente, antes de querer que o cliente dê algo para sua empresa. É preciso concentrar mais energias no que o consumidor quer, pois todos sabemos que é ele quem manda, quem paga o salário e os benefícios de todos na organização. Por isso, quem aposta nas boas relações, conquista tanto seus empregados, seus colegas, quanto seus clientes.
                Para vencer, é fundamental ser uma pessoa do bem, pois mais cedo ou mais tarde, as más acabam por sucumbir. Os gestores que tratam melhor as pessoas, ganham mais dinheiro do que os que humilham, maltratam, ou ignoram... Quanto melhor uma marca trata seus consumidores, mais fãs, mais pretígio e mais valor ela ganha no mercado. No final, quem ganha são aqueles que tem um ideal e utilizam seus bons relacionamentos para alcançá-lo.
                Comprar e vender tem muito mais emoção do que razão envolvido do que pode imaginar o mais cético dos meus leitores. Por isso, os relacionamentos precisam ser incorporados na cultura, na filosofia da empresa e da vida das pessoas que trabalham nela, principalmente dos lideres. Tanto liderar, quanto vender não tem tanta lógica quanto se pensa, pois as emoções, as percepções, os desejos dos clientes definem as decisões de adesão e compra. É por isso que para vender é preciso transmitir felicidade, entusiasmo e energia, ou em poucas palavras, ajudar ao cliente, pois se ele acreditar que estamos querendo ajudá-lo, parte de nosso esforço já está recompensado.
                Atualmente, é muito mais importante garantir que o cliente volte ao estabelecimento, ou no caso da venda externa, garantir a possibilidade de ser bem recebido na próxima visita, do que garantir uma venda. Em outras palavras, ao invés de forçar a venda daquilo que o cliente não deseja, prefira garantir um bom relacionamento. Uma venda forçada pode fazer com que o cliente evite seu estabelecimento, ou evite recebê-lo nas próximas vezes. Todavia, vendo oportunidade para estreitar o relacionamento, aproveite, pois no futuro isso fará muito mais diferença com outras vendas que poderão ocorrer, tendo o cliente desejando o que você está oferecendo e recomendando sua empresa e seus produtos para outras pessoas das suas relações.
                Assim, desejando a todos ótimos relacionamentos, mais vendas e melhores negócios, um abraço a todos e até a próxima!
 

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