Várias vezes por dia damos e
recebemos feedback e mesmo que a maioria deles seja de maneira informal, é
preciso aprimorarmos nossas habilidades. Dar e receber feedback é fundamental
para a manutenção e a melhoria das nossas relações interpessoais, que
interferem em muitas situações de nossa vida pessoal e profissional. Assim,
precisamos sempre avaliar até que ponto sabemos dar e receber feedback, pois é uma
ferramenta cada vez mais importante no mundo empresarial.

Não há um tempo certo para dar um feedback, pois quanto
mais constante, melhor, tanto para a organização como para a pessoa que recebe.
Sendo assim, nas organizações e na nossa vida pessoal, é preciso aprimorar
continuamente nossas habilidades neste sentido, pois não é todo mundo que
consegue dar um bom feedback de forma a motivar a pessoa que ouve e
principalmente possibilitando-a tornar-se ainda melhor. Um feedback feito de
forma inadequada ou errada pode criar muitas dificuldades para a vida da outra pessoa,
podendo deixá-la com traumas tanto sobre feedback, quanto sobre os aspectos que
foram apontados sobre ela. Um dos pontos chaves é construir um bom
relacionamento com a pessoa que irá receber o feedback. A confiança é outro
ponto chave para que a pessoa possa receber e realmente aprimorar os aspectos apontados
na avaliação de desempenho passada.
Um feedback que não deixa marcas ruins em quem recebe
será visto como um presente, mesmo quando a lista de fatores a melhorar for
grande. Nada melhor do que saber quais são os seus pontos fortes e fracos, por
alguém que se mostra disposto a te auxiliar e te compreende, pois são poucas as
pessoas que estão dispostas a fazer isso por nós. Precisamos aprimorar o
entendimento de que estas pessoas só fazem isso por nós, porque querem ver o
outro melhor e por realmente se importarem conosco.
Ao dar e receber feedback é preciso separar bem os
comportamentos pessoais, da constituição e personalidade da pessoa em si. Por
isso, temos que dar retorno sobre os comportamentos, nunca sobre a pessoa.
Muitas pessoas de gerações passadas não aceitavam bem este tipo de situação
e é por isso que muitos têm dificuldade de evoluir, limitando-se ao seu próprio
entendimento e percepção sobre o seu comportamento. A boa notícia é que as
novas gerações têm mais pessoas entendendo a importância de saber se o seu
desempenho está satisfatório e também, mais dispostas a conversar com as
pessoas próximas orientando frequentemente, o que é preciso melhorar nos
outros.
Ao dar e receber feedback, ambas as partes precisam
ter em mente de que estão fazendo uso de uma excelente ferramenta de motivação
e de melhoria das relações, nunca, uma ação destrutiva intencional ou não. Por
isso, ao falar sobre os pontos a melhorar temos que ressaltar os muitos outros
pontos positivos que a pessoa possui e que juntos poderiam transformar em um
profissional ou pessoa ainda melhor.
Finalizando,
é preciso lembrar que as pessoas ao seu redor, tanto colegas de trabalho,
superiores ou subordinados, quanto familiares ascendentes ou descendentes estão
ansiosos por novidades, por saber como podem ser melhor nas suas relações, no
seu trabalho. Então, aproveite os momentos e dê bons feedbacks que auxiliarão
muito nas suas relações e no seu trabalho!
Um abraço a todos e até a próxima!
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