quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Dar e receber feedback

                Várias vezes por dia damos e recebemos feedback e mesmo que a maioria deles seja de maneira informal, é preciso aprimorarmos nossas habilidades. Dar e receber feedback é fundamental para a manutenção e a melhoria das nossas relações interpessoais, que interferem em muitas situações de nossa vida pessoal e profissional. Assim, precisamos sempre avaliar até que ponto sabemos dar e receber feedback, pois é uma ferramenta cada vez mais importante no mundo empresarial.
               A partir da literatura e dos diversos conceitos de feedback podemos defini-lo como o processo de comunicação em que uma pessoa fala sobre o desempenho da outra, buscando apontar aspectos positivos e aspectos a melhorar. É mais comum no âmbito profissional, porém, no âmbito pessoal também é comum amigos, casais, familiares, darem e receberem feedback sobre suas relações e expectativas em relação ao outro. Apesar de muita gente pensar que o feedback é só para corrigir algumas situações, este é um entendimento equivocado, pois a intenção é sempre dar um retorno para a pessoa, sobre seus comportamentos e ações. Então, se estivermos gostando e não há do que reclamar, é preciso dar um bom elogio e expressar para a outra pessoa este sentimento, para que haja um aumento da confiança, para que a pessoa se sinta segura e entenda que está no caminho certo e esperado por você.
                Não há um tempo certo para dar um feedback, pois quanto mais constante, melhor, tanto para a organização como para a pessoa que recebe. Sendo assim, nas organizações e na nossa vida pessoal, é preciso aprimorar continuamente nossas habilidades neste sentido, pois não é todo mundo que consegue dar um bom feedback de forma a motivar a pessoa que ouve e principalmente possibilitando-a tornar-se ainda melhor. Um feedback feito de forma inadequada ou errada pode criar muitas dificuldades para a vida da outra pessoa, podendo deixá-la com traumas tanto sobre feedback, quanto sobre os aspectos que foram apontados sobre ela. Um dos pontos chaves é construir um bom relacionamento com a pessoa que irá receber o feedback. A confiança é outro ponto chave para que a pessoa possa receber e realmente aprimorar os aspectos apontados na avaliação de desempenho passada.
                Um feedback que não deixa marcas ruins em quem recebe será visto como um presente, mesmo quando a lista de fatores a melhorar for grande. Nada melhor do que saber quais são os seus pontos fortes e fracos, por alguém que se mostra disposto a te auxiliar e te compreende, pois são poucas as pessoas que estão dispostas a fazer isso por nós. Precisamos aprimorar o entendimento de que estas pessoas só fazem isso por nós, porque querem ver o outro melhor e por realmente se importarem conosco.
                Ao dar e receber feedback é preciso separar bem os comportamentos pessoais, da constituição e personalidade da pessoa em si. Por isso, temos que dar retorno sobre os comportamentos, nunca sobre a pessoa. Muitas pessoas de gerações passadas não aceitavam bem este tipo de situação e é por isso que muitos têm dificuldade de evoluir, limitando-se ao seu próprio entendimento e percepção sobre o seu comportamento. A boa notícia é que as novas gerações têm mais pessoas entendendo a importância de saber se o seu desempenho está satisfatório e também, mais dispostas a conversar com as pessoas próximas orientando frequentemente, o que é preciso melhorar nos outros.
                Ao dar e receber feedback, ambas as partes precisam ter em mente de que estão fazendo uso de uma excelente ferramenta de motivação e de melhoria das relações, nunca, uma ação destrutiva intencional ou não. Por isso, ao falar sobre os pontos a melhorar temos que ressaltar os muitos outros pontos positivos que a pessoa possui e que juntos poderiam transformar em um profissional ou pessoa ainda melhor.
                Finalizando, é preciso lembrar que as pessoas ao seu redor, tanto colegas de trabalho, superiores ou subordinados, quanto familiares ascendentes ou descendentes estão ansiosos por novidades, por saber como podem ser melhor nas suas relações, no seu trabalho. Então, aproveite os  momentos e dê bons feedbacks que auxiliarão muito nas suas relações e no seu trabalho!

                Um abraço a todos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...