quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Aumentar a sua produtividade

                As horas do dia seguem as mesmas, mas a cada semana parece que temos mais compromissos. Aumentar a produtividade e aproveitar melhor o tempo, é um desafio para um número cada vez maior de pessoas. Para melhorar a minha produtividade, busco saber o que especialistas em gestão do tempo nos sugerem. É fato que nossa produção diária é totalmente relacionada aos hábitos que cultivamos. Encontrei no site Lifehack uma lista de sugestões do que deve-se EVITAR para aumentar a produtividade e compartilho uma síntese com os amigos:
- Dizer "sim" para tudo – quem tem este hábito precisa repensar imediatamente. Pessoas como seu chefe, seu cônjuge e seus amigos devem ter prioridade, mas tem muitos outros que você pode escolher dizer "não". Assim, você administra melhor o tempo e só se envolve com coisas realmente importantes para você.
- Fazer tudo sozinho – Querendo ser um super-humano e tentando fazer tudo sozinho muita gente falha. Delegar tarefas é difícil, mas é muito importante para aumentar a sua produtividade, liberando seu tempo para as coisas em que as suas habilidades são fundamentais.
- Checar seu e-mail e redes sociais a toda hora – pouca gente um cronograma para ler e responder e-mail e mensagens das redes sociais. Acessar as contas de acordo com a vontade pode fazer com que se gaste em poucos minutos aqui e ali, um tempo precioso. Separe dois ou três momentos do dia e só acessar nestes horários é uma ótima dica.
- Tentar ser perfeito – Não somos perfeitos e nem devemos tentar ser. Um estudo publicado pela University Affairs mostrou que professores que eram perfeccionistas tinham a produtividade mais baixa que a daqueles que aceitavam seus erros. Muitas vezes o que é apenas bom para você já é excelente para os outros, e é o suficiente.
- Ficar ocupado o tempo todo - Um estudo de Harvard e outras evidências científicas mostraram que passar um tempo sozinho é mais importante do que você imagina. Intitulado The Power of Lonely (O Poder da Solidão, tradução livre), o estudo sugere que se ocupando menos você pode conseguir momentos de introspecção, que são necessários para realmente conhecer a si mesmo e se tornar um sucesso.
- Dizer "eu não posso"Esta expressão te leva ao fracasso, pois é preciso parar de se impor obstáculos para pensar que você pode e que fará algo. Para se livrar de um hábito como parar de fumar, por exemplo, não diga que você não pode fumar, e sim que você não fuma. Assim, suas chances serão bem maiores, pois acreditar no nosso potencial tem um impacto muito positivo na produtividade diária.
- Fazer várias coisas ao mesmo tempo - Nossa cultura tem encarado o “multitarefas”como algo normal, mas a ciência já provou que fazer várias coisas ao mesmo tempo só divide a atenção e a eficiência, fazendo a qualidade cair. Focar-se em uma tarefa de cada vez dará mais agilidade, qualidade e produtividade. 
- Ser pessimista – Um pouco de pessimismo pode ser compreensível diante de várias situações, mas muito pessimismo apenas limita seu estilo e o impede de alcançar objetivos e sucesso. Todavia, apenas "parar" de ser pessimista exige uma mudança comportamental demorada, por isso, um pessimista deve tentar um dia de cada vez e com o tempo mudará sua rotina, com a níveis de produtividade muito mais altos.
- Ignorar o cansaço - Todo mundo possui uma queda natural na produtividade depois praticar a mesma atividade entre 90 e 120 minutos. Especialistas afirmam que faz parte do ciclo ultradiano, que altera nosso estado entre alerta e sonolência durante todo o dia e não deve ser ignorado. Em vez de tentar combater seu cansaço mental, faça um intervalo e recarregue as energias. Uma pequena pausa entre atividades dará mais energia, criatividade e foco.

                Certamente quem precisa ocupar o tempo e/ou ter mais produtividade precisa deixar de fazer algumas coisas e espero que assim, os amigos leitores possam ser mais produtivos e felizes! Um abraço a todos e até a próxima!

5 comentários:

  1. Olá Marcelo. Gostaria de contribuir com teu texto sobre produtividade, a qual, venho buscando, incansavelmente, melhorar. A um bom tempo venho lendo e estudando sobre técnicas GTD (Getting Things Done) criada e difundida por David Allen. Um colega de profissão meu da área de TI, Daniel Wildt, também começou a pesquisar sobre isso e hoje dá palestras sobre o tema. Vale a pena dar uma olhada no vídeo dele que é uma propagando de um livro e-book que o mesmo está escrevendo e liberando capítulos.
    Se quiser dar uma olhada, segue o link: http://vivaseutempo.danielwildt.com/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa dica Marcelo, sempre acompanho suas sugestões. Eu estou dando apoio a minha esposa num negócio dela, porém sinto que nos falta diretrizes importantes para seguirmos e fazer com ele possa deslanchar de vez. Tem algum e-mail para que possa fazer contato contigo?

    Abraços,

    Leandro.

    ResponderExcluir
  4. Hoje em dia muitas pessoas estão ganhando dinheiro trabalhando em casa pela internet. Eu mesma trabalho há um tempinho com o sistema de renda extra da FR Promotora. Uma empresa que atua com soluções financeiras, e nos possibilita ganhar dinheiro sem precisar vender nada, em apenas divulgar sua imagem na internet. Não precisa de experiência, ela nos ensina tudo como fazer e ter bons resultados. Acesse:
    https://www.frpromotora.com/45129824

    ResponderExcluir
  5. Ótima Oportunidade!!
    Trabalhem em casa pela Internet apenas divulgando o serviço de uma Empresa e tenha Ótimos ganhos além de Vários Benefícios que a empresa Oferece. Faça seu Cadastro Grátis Agora: http://bit.ly/1l3iKN2

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...